HISTÓRIA: O MUNDINHO AZUL
No solário da escola, a professora pediu para os educandos sentarem, e de início cantou a música da hora da história, em seguida mostrou o livro e apresentou a autora. Contou a história “O mundinho azul”, história de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, que trabalha a importância da água para a vida e de sua preservação, que estimula e convida os leitores a salvar o mundinho azul.
Esta história mostra que a maior parte do nosso planeta é formado de água, por causa dos oceanos, lagos e rios, e destaca a importância de não desperdiçar a água. Explica como é o ciclo da água, a importância dela e como devemos cuidar para não faltar. Mostra também que a maior parte da água é salgada, porque existem mais oceanos do que lagos e rios. Por isso, a água potável é escassa, o que preocupa o homem, por isso não podemos desperdiçar e devemos sempre cuidar do meio ambiente para não haver poluição.
A água doce não pode faltar, é indispensável para nós humanos e todos os seres vivos, pois a usamos para beber, lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, cozinhar, regar as plantas. Devemos sempre seguir duas regras:
1ª Não desperdiçar a água e 2ª Não poluir o meio ambiente.
Depois de ler a história do livro: “O mundinho Azul”, os educandos falaram da importância da água em nossas vidas, de não desperdiçar e sempre monitorar os adultos para que não haja desperdícios e poluição no meio ambiente. Nesse dia, pintaram a gotinha e fizeram uma atividade sobre a história, na qual tinham que fazer uma ilustração do mundinho sem poluição, e abaixo um desenho do mundinho após a chegada do homenzinho.