Ipê
É impossível não se apaixonar pelas cores vibrantes que aparecem pelas redondezas da escola com a chegada da florada dos Ipês. Neste sentido, utilizou-se esta oportunidade para trabalhar com estudantes a importância da preservação das árvores, assim como a reflexão a respeito do desmatamento.
Desse modo, inicialmente foi realizada uma observação in loco das árvores de ipê que estão na redondeza da escola. Posteriormente, a professora realizou um momento de conversa com os estudantes, realizando a seguinte pergunta: quais são as partes da árvore? Neste momento foi possível observar que muitos estudantes conheciam e sabiam identificar as folhas, troncos e flores das árvores. Porém, todos deixaram de citar as sementes.
Dentro dessa perspectiva, buscou-se apresentar aos educandos as sementes da árvore do Ipê. A partir desse contato, os estudantes puderam sentir o cheiro, tocar e manusear as sementes. Este contato com a semente até então desconhecida, permitiu que a professora pudesse abordar diversos assuntos, como cultivo, polinizadores, cuidado com as sementes, cuidado com as árvores, importância da proteção da espécie, assim como uma reflexão sobre o desmatamento, visto que durante a observação in loco os alunos puderam notar a presença de pássaros nos galhos do ipê.
Buscando contribuir com a difusão do conhecimento, os educandos levaram para cara uma quantidade de semente de ipê. O saquinho continha também informações a respeito do plantio e do cuidado desta espécie.