MOBILIDADE URBANA
REFLEXÕES SOBRE OS TRAJETOS DO COTIDIANO
MEU CAMINHO PARA CHEGAR À ESCOLA
PROCEDIMENTOS ATITUDINAIS
No primeiro instante da atividade, discuti com os alunos sobre o papel dos meios de transportes na estruturação da vida na cidade. A maioria das crianças chegam na escola de ônibus, vans e carros.
Na etapa seguinte, discutimos alguns conceitos sobre a formação de núcleos urbanos : bairros, vilas, avenidas, etc.. A urbanização veio na sequência. Para aglomerar todos esses conteúdos, foi lembrado aos alunos a história dos rodovias brasileiras, que a maior parte dos bens produzidos no país circula pelas rodovias por meio de transporte de cargas.
Finalizando a atividade, solicitei aos alunos desenharem o mapa do lugar onde vivem até chegarem na escola : casa, praças, estabelecimentos comerciais e calculassem também o tempo que gastam nesse percurso.
Embora alguns morem no mesmo bairro, as produções deles foram bastante diferentes, destacando as diferentes formas de alguns elementos no desenho. A socialização também se fez presente.