DIA DO PEDESTRE
MÚSICA: “OLHA A FAIXA” E TEATRO DE PALITOCHES
Objetivo: Trabalhar a importância e função da faixa de pedestres para o preparo das crianças relativo ao cotidiano e sociedade em que estão inseridos.
As crianças participaram da atividade “Dia do Pedestre” através de atividades musicais e teatrais em sala de aula.
A princípio formamos uma roda para aprender a música de autoria das professoras: “Olha a faixa”, que aborda em sua letra o nome, finalidade e uso da faixa de pedestres, contextualizando após o momento da canção a razão de algumas questões apresentadas na música, tais como: o motivo pelo qual devemos olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, quando podemos ou não podemos atravessá-la, quais são os sinais destinados aos pedestres, entre outros.
Após esse momento, foi realizado o teatro de palitoches, com a faixa de pedestres como cenário, os palitoches representando os veículos, os pedestres, os sinais de trânsito e etc. Sempre questionando os alunos a respeito de cada item apresentado.
As crianças gostaram muito da experiência, foram participativas respondendo as perguntas e interagindo com as cenas demonstradas no teatro.
Pudemos reforçar conceitos como: as cores do semáforo, o conceito de pedestre, da faixa de pedestres e etc.
Conclusão: realizamos uma roda de conversa acerca das atividades trabalhadas e os alunos colocaram suas posições, como: “Não podemos passar correndo na rua, pois passam carros.”, “Só podemos atravessar com um adulto ao lado.”, e também colocações como: “Minha mãe é motorista”, e assim por diante, foi uma vivência lúdica, na qual os alunos obtiveram uma compreensão repleta de significado.