Preaload Image

REFLEXÃO E JOGO: “ADIVINHAS DO TRÂNSITO”

REPRODUÇÃO DE VÍDEO E BRINCADEIRA: “O QUE É, O QUE É?” COM O TEMA TRÂNSITO.

Objetivos:

  • Explicar o significado semáforo como: sinal verde, sinal amarelo e vermelho faixa de pedestres, entre outros para maior compreensão dos alunos a partir do lúdico;
  • Compreender regras.

Exploramos o tema: “Trânsito” a partir de um jogo que pudesse instigar a curiosidade e a reflexão dos alunos, para uma aprendizagem concreta e significativa.

A princípio, as crianças tiveram o contato com o vídeo: “Adivinhas – Trânsito” encontrado no link: https://m.youtube.com/watchv=RSHvJl8ae9E&t=22s&pp=ygUUYWRpdmluaGFzIGRlIHRyYW5zaXQ%3D

Fizemos adaptações para a compreensão da faixa etária em questão, cada adivinha foi lida pelas professoras, que instigaram a curiosidade das crianças, as quais colocaram suas respostas prontamente. Após o momento da resposta os alunos puderam ver na sequência do vídeo se haviam adivinhado ou não.

Em um segundo momento, através de um cartaz interativo previamente preparado, os alunos brincaram de “O que é, o que é?”, com perguntas como: “O que é, o que é? O sinal que significa PARE”, “O que é, o que é? A faixa que os motoristas devem respeitar?”, entre outras.

A partir de tais atividades, pudemos reforçar o significado de componentes do trânsito anteriormente trabalhados no tema Trânsito, com o uso de recursos como: vídeo, figuras, e adivinhas. A  experiência tornou-se enriquecedora e significativa, todas as crianças se mostraram muito interessadas, se divertiram e aprenderam brincando.