EXPERIÊNCIA: “TORNEIRA DE GARRAFA PET”
VÍDEO: “DESPERDÍCIO DE ÁGUA”, RODA DE CONVERSA E DINÂMICA RECREATIVA COM MATERIAL RECICLADO.
Objetivo:
- Proporcionar um momento de reflexão sobre a importância da água e a motivação pela qual devemos economizá-la.
Participamos de uma experiência de conscientização ambiental tendo como tema a água.
No primeiro momento apresentamos o vídeo: ““Desperdício de água”, https://www.youtube.com/watch?v=kvcyfXtOd50 o qual relata a história de um peixe que fica sem água por conta do desperdício dos seres humanos e que por pouco não sobrevive a essa situação.
A partir desta proposta, em roda de conversa os alunos puderam discutir suas opiniões e demonstraram comentários e conclusões como: “Não podemos deixar a torneira aberta no momento em que escovamos os dentes…”, “Se gastarmos muita água, os peixinhos ficarão sem um lugar para morar”, entre outros.
Após essa reflexão, realizamos uma vivência intitulada como: “Experiência da garrafa furada” que foi adaptada para “Torneira diferente” com o objetivo de utilizar o lúdico a favor da conscientização das crianças em relação a essa temática.
Utilizamos uma garrafa pet preparada previamente com alguns furos em sua base para simular a torneira em questão, colocamos água de maneira que a mesma ficasse completamente cheia; a tampa da garrafa ficou com o papel de puxador da torneira liberando e cessando o fluxo da água através dos furos.
Essa experiência se dá da seguinte forma: A garrafa, quando aberta, faz com que a água vaze pelos buraquinhos nela contidos, e quando a tampa está fechada, não vaza.
Realizamos então, com o auxílio de uma bacia, a higiene das mãozinhas de cada criança. Para maior assimilação do tema, enfeitamos o recipiente com alguns peixinhos tendo como objetivo figurar uma torneira na qual a água em que os peixes vivem se esgota a cada vez em que a válvula é aberta.
Foi uma experiência enriquecedora, os alunos se surpreenderam com a proposta e explicitaram os conhecimentos obtidos com a vivência de maneira divertida e significativa.