Preaload Image

PALESTRA DE MOBILIZAÇÃO SOBRE PLANEJAMENTO DA HORTA – PARTE 2.

No dia 2 de outubro realizou-se na EMEB Bairro Jardim São José a Mobilização de alunos e familiares para práticas de Plantio na horta da Unidade escolar.

Foi um momento de trocas na qual os alunos puderam contar com seus familiares para dar continuidade ao Planejamento da Horta.

A vice-diretora Gláucia liderou o momento conversando com os envolvidos sobre práticas de plantio e cuidados com as mudas. Após esse momento realizou-se agradecimentos e a mobilização para ação (Mão Na Massa).

“Importância da Horta.”

“Importância da Horta no Desenvolvimento Escolar.

A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis não só os indivíduos, mas também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana. Baseado nesse conceito de integração entre grupos de indivíduos, a Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque, a escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo. Além disso, é na escola onde os programas de educação e saúde podem ter a maior repercussão, beneficiando os alunos na infância e na adolescência. Nesse sentido, os professores e todos os demais profissionais tornam-se exemplos positivos para os alunos, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos.
No Brasil a educação ambiental foi regulamentada pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, define seus princípios básicos, incorporando oficialmente a Educação Ambiental nos sistemas de ensino.
A Horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Além disso, o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade. Dentre elas, proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo, no lanche das crianças, permite que toda a comunidade tenha acesso a essa variedade de alimentos por doação ou compra e também se envolva nos programas de alimentação e saúde desenvolvidos na escola. Portanto, o consumo de hortaliças cultivadas em pequenas hortas auxilia na promoção da saúde.
Há várias atividades que podem ser utilizadas na escola. Essas atividades também asseguram que a criança e a escola resgatem a cultura alimentar brasileira e, consequentemente, estilos de vida mais saudáveis. Ainda em relação a cultura alimentar, destaca-se que no Brasil, cada região apresenta uma cultura com características diferentes e isso está diretamente relacionado com seus hábitos alimentares. A vasta quantidade de frutas e hortaliças garante uma variedade de cores, formas, cheiros e nutrientes importantes para a qualidade da alimentação.
Além disso, a horta pode proporcionar à escola um cardápio mais variado e, ao mesmo tempo, auxiliar nos custos e gastos habituais com fornecedores hortifrutigranjeiros. Assim, contribuímos para o meio ambiente e ajudamos na manutenção de um cardápio escolar rico em cores e sabores.”

Retirado do Site: https://educacao.rs.gov.br/importancia-da-horta#:~:text=Al%C3%A9m%20disso%2C%20a%20horta%20pode,rico%20em%20cores%20e%20sabores.