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Projeto: Sustentabilidade na educação infantil , por quê?

Atualmente, fala-se muito sobre sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável em diversos setores de nossa sociedade. O conceito de sustentabilidade surgiu em 1987, na Comissão Mundial de Meio Ambiente (CMMD), da Organização das Nações Unidas ONU, que definiu desenvolvimento sustentável como “aquele que atende às necessidades presentes, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades. Esse não é somente um conceito econômico, mas implica um processo de igualdade de distribuição de recursos, direitos e deveres. É preciso que estejam integrados os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais e “ambientais”. As diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil (DCNI) trata deste “tema” em seu artigo 7º, inciso V:

[…] a Proposta Pedagógica das Instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente a função sociopolítica e pedagógica, […] construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta[…] (Brasil, 2009, p2)

Mediante esta definição de sustentabilidade e o artigo 7º das DCNI, e observando o cenário preocupante, a poluição por conta da mobilidade, as mudanças climáticas, desmatamento, quantidade de lixo produzida por pessoa, poluição dos rios e mares, a proliferação da Dengue por conta do lixo descartado de modo incorreto e a redução da biodiversidade, são alguns dos principais problemas da atualidade. Segundo alguns especialistas na área de sustentabilidade, um dos preceitos básicos da sustentabilidade é a relação entre as coisas. “As “ações de cada um repercutem na “família” e, em cadeia, na “escola”, no” bairro”, na “cidade”, no “país” e no “mundo”. Sabendo deste importante papel transformador da sociedade que a “Escola e a Educação” possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o tema “Sustentabilidade” tem sido abordado em sua transversalidade para colaborar na formação de cidadãos mais, sensíveis, conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução de problema. Sustentabilidade na educação infantil, por quê? O que as crianças pequenas têm a ver com isso?

Segundo Andrée de Ridder Vieira, “Quanto mais cedo o tema sustentabilidade for abordado com as “crianças”, maiores são as chances de despertar a consciência pela preservação como possibilidade de um futuro termos pessoas solidárias, éticas e humanas”.

Montenegro (2009), diz que “uma das grandes crises da nossa sociedade é que ela tentou construir a solidariedade apenas em função da nossa sobrevivência”. Num mundo em que cada um de nós desempenha uma função diferente e precisamos uns dos outros, a solidariedade é uma necessidade de sobrevivência. A consciência de fazermos parte de um todo nos dá a percepção de que é necessário trabalharmos em “redes solidárias”.

Pensando em redes solidárias, o bairro onde a unidade escolar está inserida segundo projeto político pedagógico recebe muitas pessoas de outros estados e até mesmo de outros países, nosso município vem se organizando de maneira mais sustentável, e percebemos este fato acolhendo e observando às crianças e as famílias na rotina de entrada e despedida. Existe ainda a necessidade de ações voltadas à educação sustentável, tais como: O descarte certo do lixo, o uso consciente da água, temas como reutilizar reduzir, e reciclar entre outros tão importantes. A unidade desde o ano de 2022, recolhe tampinhas de plástico e doa para SOS peludinhos para eles comprarem ração aos animais.

Um outro ponto muito importante que este projeto irá abordar é o descarte de lixo e a importância dos catadores que nos ajudam a dar um encaminhamento correto para muitos resíduos recicláveis, pois por conta do descarte de modo incorreto estamos tendo o problema das enchentes e da proliferação da dengue, situações que podem ser atenuadas de forma solidarias e sustentáveis com algumas ações coletivas e de parceria, que favorecerão o bem-estar da comunidade escolar principalmente das crianças que são atendidas pelo centro de educação infantil. Mediante esta problemática, percebemos a necessidade em organizar um projeto com um “currículo por campos e experiências” e com tema transversal: Sustentabilidade. A proposta será fomentar ações e estratégias que envolvam as crianças como protagonistas e multiplicadores de cidadania bem como suas famílias.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: abordar a importância da sustentabilidade para construção da sociedade do futuro: com temas como biodiversidade, gestão da água, lixo e reaproveitamento de resíduos desde a pequena infância.

Objetivos Específicos:

  • Aprender, conhecer, respeitar e preservar à natureza, percebendo o “eu e o Outro” como parte integrante do ecossistema;

  • Problematizar situação cotidiana; Dengue, descarte de lixo, uso consciente da água,

  • Estabelecer diferença entre separar, reciclar, reduzir e reutilizar;

  • Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética;

  • Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais; água, energia elétrica

  • Propiciar o protagonismo infantil sustentável

  • Produzir panfletos utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais vigentes;

  • Conhecer e identificar a função dos coletores,

  • Conhecer a riquezas naturais da cidade de Itajaí

  • Proporcionar várias oficinas de sabão, brinquedos, entre outros

  • Envolver as famílias e a comunidade escolar, APP e Conselho Escolar;

  • Planejar com a equipe pedagógica e administrativa ações sustentáveis;

  • Alimentar-se com responsabilidade evitando o desperdício;

  • Buscar parcerias.

CONTEÚDOS/EIXOS/HABILIDADES

Considerando a importância deste campo de experiência na formação humana das crianças e para atender os objetivos propostos, todas as ações pedagógicas terão como eixos do currículo as interações e as brincadeiras.

Os conteúdos propostos: planejamento estratégico, linguagens e artes, educação ambiental, sustentabilidade, ética, direitos e deveres, atitudes de cooperação, solidariedade, identidade, autonomia, protagonismo infantil.

METODOLOGIA

Ao constatar que as necessidades da comunidade escolar principalmente das crianças que ainda são os protagonistas do futuro, nos reunimos com o corpo docente para falar sobre o assunto e percebi a necessidade urgente em elaborar um projeto que visasse o protagonismo das crianças de maneira sustentável. .

O segundo passo será firmar parcerias e reuniões pedagógicas para alinhar os objetivos às estratégias. O planejamento concomitante com os das professoras, por meio de reunião pedagógica e na hora atividade. Faremos um calendário de eventos em parceria com a Arteris (Viva meio ambiente), Edutran, Horto, SOS Peludinhos, nos momentos da família na escola estaremos proporcionando oficinas, brincadeiras entre outras dinâmicas. Marcaremos panfletagem na semana do meio Ambiente na entrada da Unidade escolar. Segundo Faria (2008), trabalhar com projeto de forma ampla e participativa permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando, para isso, os conhecimentos e suas experiências sócios culturais. Para tanto organizaremos espaços com múltiplas oportunidades de vivencias que despertem a curiosidade tanto da criança quanto das famílias.

Um lugar de bem-estar, alegria, prazer. Procuramos que o espaço pedagógico seja aberto às vivências e interesses das crianças e comunidades, seja organizado e flexível, plural e diverso, seja estético, ético, amigável, seja seguro; seja lúdico e cultural (Oliveira-Formosinho, 2007, 2008)5 . Procura-se que o espaço seja um lugar de encontro, um lugar para habitar, para acolher, para abrigar. (OLIVEIRAFORMOSINHO; ANDRADE, 2011, p. 11)

Algumas parcerias com a autopista Litoral Sul/ ARTERIS com projeto Viva meio ambiente, com o horto, com a Univali( oficinas de sabão), faremos palestras sobre o lixo, contacão de histórias. A semana do brincadeira foi toda temática em relação a natureza o que nos auxiliou muito nas brincadeiras.

Estaremos elaborando uma sacolinha para descarte do lixo nos carros no mês de maio aproveitando o Maio amarelo e enviaremos às famílias um foder sobre a dengue, pois nosso município está em alerta.

Em pareceria com a biblioteca municipal aproveitaremos o mês de aniversário da cidade para doar livros de literatura infantil, estaremos plantando Junto as crianças mudas de árvores, flores, mostraremos as riquezas da nossa cidade e a problemática que tem sido o descarte de lixo, faremos um “tur” nas redondezas da unidade escolar.

O currículo será organizado sem a intenção de segmentar, de fragmentar, ou de disciplinar, mas, sim, de proporcionar aos bebês e crianças momentos junto às famílias compartilhando as ideias que têm do mundo e das coisas. Segundo a revista EDUCATRIX(ANO 11, Nº 23 • 2022) Apenas um em cada cinco programas escolares dá ênfase à biodiversidade. Os dados mostram também que apenas 40% dos professores pesquisados se sentem confiantes em ensinar sobre a gravidade da emergência climática e só um terço se considera capaz de explicar os efeitos da mudança das médias de temperatura na região ou localidade onde mora e/ou trabalha.

AVALIAÇÃO

Ao longo da estrutura apresentada do projeto: Sustentabilidade na educação infantil, por quê? Iremos coordenar o percurso do projeto em que diretor vê a escola como um espaço social que ainda necessita de grandes mudanças com a finalidade de cumprir o seu papel na sociedade, que é a cidadania. A mediação em todas as atividades propostas pela equipe docente fará toda a diferença. Segundo a autora Chiovatto (2000, p. 6),Mediar “[…] não se reduz à transmissão de informações e conhecimentos, mas é a ativa construção de tramas que articulam conteúdos, mundo, vida, experiências num todo significante.”

Sei que a semente sustentável será plantada e logo está germinando, na medida em que conseguirmos a participação de todos, os resultados aparecerão, existem muitas demandas ,obstáculos, mas precisamos de entusiastas, críticos, trabalhadores que saiam do discurso e partam para ação em busca de resultados por uma educação infantil de qualidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Secretaria de Educação Básica) . Brasília. MEC. SEB. 2010.

CHIOVATO,M. O Professor Mediador. Boletim, Número 24. Out/nov. 2000.

Calameo.com/read/0028993270866bf75aa7a< Acesso em 10 de abril de 2023>

FOGA, Jennifer Rocha Vargas. “O que é sustentabilidade?”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-sustentabilidade.htm.<. Acesso em 10 abril de 2023>

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; ANDRADE, F. F. O espaço na Pedagogia-em Participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (org.). O espaço e o tempo na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto, 2011. p. 9-70.

PRONAF. Tecendo a rede: políticas públicas e participação social. Caderno de Capacitação n. 3. Brasília. 2002. .

SOUZA, N. I; MONTENEGRO, A. C. V.; SCHUTEL, S. Ecobiologia e sustentabilidade. In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.

LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos para quê? 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.