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Projeto Trânsito Na Educação Infantil

 

JUSTIFICATIVA:

  • Necessidade de despertar a atenção para os cuidados que devem ser tomados no trânsito e perceber a importância de se respeitar a sinalização.

OBJETIVOS:

  • Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
  • Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
  • Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
  • Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;
  • Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
  • Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
  • Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
  • Identificar o significado da sinalização;
  • Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
  • Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
  • Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
  • Desenvolver a atenção e a percepção;
  • Identificar os principais sinais de trânsito;
  • Ensinar obediência à sinalização;
  • Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância, Responsabilidade e Humildade.

ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS:

  • Debates em rodinhas;
  • Passeios ao redor da escola para conhecimento das sinalizações (faixas), placas e semáforos;
  • Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;
  • Entrevista com guarda de trânsito;
  • Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
  • Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;
  • Poesias, músicas, desenhos, confecção de placas, exercícios avaliativos, maquetes;
  • Confecção de murais, palavras cruzadas, mapeamento percurso escola/casa;
  • Discussão sobre a importância das regras de trânsito.

AVALIAÇÃO:

Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:

  • Observando a participação, interesse e entusiasmo;
  • Resolução de dúvidas;
  • Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes;
  • Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;
  • Observando as mudanças comportamentais;
  • Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.