Projeto Trânsito Na Educação Infantil
JUSTIFICATIVA:
- Necessidade de despertar a atenção para os cuidados que devem ser tomados no trânsito e perceber a importância de se respeitar a sinalização.
OBJETIVOS:
- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
- Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
- Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;
- Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
- Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
- Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
- Identificar o significado da sinalização;
- Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
- Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
- Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
- Desenvolver a atenção e a percepção;
- Identificar os principais sinais de trânsito;
- Ensinar obediência à sinalização;
- Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância, Responsabilidade e Humildade.
ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS:
- Debates em rodinhas;
- Passeios ao redor da escola para conhecimento das sinalizações (faixas), placas e semáforos;
- Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;
- Entrevista com guarda de trânsito;
- Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
- Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;
- Poesias, músicas, desenhos, confecção de placas, exercícios avaliativos, maquetes;
- Confecção de murais, palavras cruzadas, mapeamento percurso escola/casa;
- Discussão sobre a importância das regras de trânsito.
AVALIAÇÃO:
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:
- Observando a participação, interesse e entusiasmo;
- Resolução de dúvidas;
- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes;
- Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;
- Observando as mudanças comportamentais;
- Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.