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Semana do brincar é marcada por afetividade pela natureza; AUTO RETRATO.

 Este ano, o evento acontece entre os dias 20 e 28 de maio e tem como tema A Natureza no Brincar. A proposta dessa edição é tanto explorar as riquezas que existem na interação entre as crianças, as brincadeiras e o meio ambiente, como também o que de natural aflora das crianças no ato de brincar. Foi um mês incrível pois a natureza estava toda inserida nos contextos de interação e brincadeiras da unidade. No jardim II matutino e vespertino as crianças puderam apreciar muito o contato com elementos da natureza, segue abaixo o relato da professora Patricia Gaudereto:

Falamos, então, de um brincar que é espontaneidade e liberdade: o livre brincar, que parte dos interesses mais genuínos da criança e que aflora em sua maneira de se relacionar com o mundo à sua volta a todo o tempo e em toda a sua potência. Esse brincar que é linguagem da criança, que é jeito de investigar e criar, e que acontece muito além da brincadeira com começo, meio e fim. E queremos olhar para onde está a natureza no brincar. Esse brincar livre é uma maneira de se relacionar com a natureza também, e de construir uma relação de respeito com ela. Entendemos que a criança é natureza, que todos os seres humanos de todas as idades são natureza, e o brincar é como a criança convive e se relaciona com os outros também. Valorizamos que a criança possa realizar sua essência de brincar livre, descobrindo o mundo, aprendendo sobre seus limites e potências, construindo valores de sustentabilidade ambiental e respeito a todas as diferenças.” Após a seleção dos elementos da natureza, ouvimos uma história chamada “Cara de quê?”, sinopse: “As emoções são comuns a todas as pessoas. Não importa de que parte do mundo sejam ou a que cultura pertençam. Este livro maravilhoso, ensinará as crianças a descobrir e reconhecer as emoções no outro, e as estimulará a expressar as suas”. Em seguida ouvimos e cantamos a música: “cara de quê?, conversamos sobre os nossos sentimentos e que as expressões faciais refletem aquilo que estamos sentindo, partindo dessas ações, mostrei o “Livro das caras”, um livro muito interessante que mostra diferentes autorretratos com diferentes materiais. Foi sugerido então que fizéssemos o autorretrato de maio com elementos da natureza. Organizamos um espaço com argila e elementos da natureza, primeiramente as crianças manusearam a argila e modelaram com ela a sua face, o seu rosto, em seguida completaram esse rosto com elementos da natureza trazidos de casa. Foi uma experiência incrível.