Uso Do Celular No Trânsito
A escola em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no qual relata que a educação para o trânsito é considerada uma temática contemporânea transversal ao currículo. Então as atividades desenvolvidas na turma do infantil 5, tem o foco é estimular a aprendizagem e o desenvolvimento em relação aos cuidados que os alunos devem adotar no trânsito e ainda comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos que utilizam o celular ao dirigir. A supervisora assumiu a turma e realizou diversos momentos de aprendizagem abordando a seguinte frase “Por favor, não atenda o celular quando estiver dirigindo” apesar que nossos pequenos não dirigem e ainda não são motoristas, mas poderão cobrar e ensinar os familiares caso infringirem a lei.
A professora pediu para todos os alunos se sentarem para que pudesse contar a história da revista do Zé Quest, com a edição educação para o trânsito não atropela uma vida, uma história muito divertida que traz personagens folclóricos, situações de trânsitos e outras informações que contribuem para a formação do trânsito. Na sequência a supervisora leva para a sala o fantoche para fazer um bate papo do que aprenderam com a historinha não atropele uma vida, e que usando o celular poderá calçar diversos acidentes e atropelamento, o aparelho celular é importante par comunicação, mas não combina com a direção.
Neste momento com o boneco a professora pode conversar com os alunos, o qual relataram que seus pais, amigos e vizinhos usam o celular ao dirigir, a professora explica os riscos e que o motorista pego utilizando esse aparelho ao volante poderá receber multas. Os alunos assistiram o vídeo educativo “segurança no trânsito” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4cxNc0_Hpyw, faz uma Campanha Educativa – uso do celular no trânsito. A supervisora entregou para os alunos uma folha com o desenho do celular com uma frase no visor, fez a leitura coletiva e retomou a explicação dos riscos do uso do celular no volante, depois os alunos puderam pintar, recortar e saíram pela escola orientando os funcionários sobre o que aprenderam.