Preaload Image

PERCEPÇÃO DE CUIDADOS DAS PLANTAS

Justificativa 

Consideramos que esta atividade seja realizada  em um parque onde as crianças costumam brincar. É importante que elas já tenham realizado interações e questionamentos sobre as plantas que também ficam neste espaço.

Objetivos

A atividade será iniciada fora da sala de aula, no momento em que as crianças estiverem brincando. Lá, as crianças serão convidadas a participar da proposta. Em seguida, será sugerido um aprofundamento, por meio de fotografias, que serão tiradas em equipe. Por fim, o grupo irá para uma sala ou outro espaço que possibilite uma conversa e a finalização da atividade.

  • Incentivar o uso consciente da água e práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais;
  • Entender o que é meio ambiente;
  • Reconhecer atitudes adequadas e inadequadas para o meio ambiente;
  • Despertar a consciência ecológica na criança;
  • Valorizar o meio ambiente;
  • Estimular e desenvolver a criatividade e a imaginação;
  • Perceber a importância da participação no cuidado com o meio ambiente;
  • Investigar o ambiente em que vivemos;
  • Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a conscientização de conservar as plantas;
  •  Desenvolver cidadania;
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos.

 Desenvolvimento

Perguntas para guiar as observações

  1. As crianças usam quais estratégias para se relacionar com o ambiente? Elas demonstram quais atitudes de cuidado com as plantas e entre si?
  2. As crianças elaboram quais hipóteses para manipular os materiais oferecidos? Como elas utilizam estes materiais para investigar e explorar seu entorno?
  3. As crianças compartilham espaços e materiais de forma adequada? Quais são as maiores facilidades e as dificuldades das crianças nesse compartilhar? E como elas expressam a curiosidade e a ampliação de conhecimento do mundo físico?
  • História;
  • Poesias;
  • Coro falado;
  • Origamis;
  • Painéis;
  • Jogo de trilhas.

Recursos Pedagógicos

  • Tesoura; 
  • Cola; 
  • Guache;
  • Papéis diferenciados; 
  • Pincel; 
  • Jornais; 
  • Cartolinas;
  • Água;
  • Vaso;
  • Regadores.

Avaliação

Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Para isso, incentive que as crianças se apoiem durante a locomoção, o deslocamento e a exploração no espaço. Fique atento a gestos e movimentos para compreender interesses e descobertas. Sugira que percebam o ambiente por meio de diferentes sentidos como a visão, o tato e o olfato. Descreva, com o apoio das crianças, o ambiente e as ações, enquanto realizam a atividade.