PERCEPÇÃO DE CUIDADOS DAS PLANTAS
Justificativa
Consideramos que esta atividade seja realizada em um parque onde as crianças costumam brincar. É importante que elas já tenham realizado interações e questionamentos sobre as plantas que também ficam neste espaço.
Objetivos
A atividade será iniciada fora da sala de aula, no momento em que as crianças estiverem brincando. Lá, as crianças serão convidadas a participar da proposta. Em seguida, será sugerido um aprofundamento, por meio de fotografias, que serão tiradas em equipe. Por fim, o grupo irá para uma sala ou outro espaço que possibilite uma conversa e a finalização da atividade.
- Incentivar o uso consciente da água e práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais;
- Entender o que é meio ambiente;
- Reconhecer atitudes adequadas e inadequadas para o meio ambiente;
- Despertar a consciência ecológica na criança;
- Valorizar o meio ambiente;
- Estimular e desenvolver a criatividade e a imaginação;
- Perceber a importância da participação no cuidado com o meio ambiente;
- Investigar o ambiente em que vivemos;
- Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a conscientização de conservar as plantas;
- Desenvolver cidadania;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos.
Desenvolvimento
Perguntas para guiar as observações
- As crianças usam quais estratégias para se relacionar com o ambiente? Elas demonstram quais atitudes de cuidado com as plantas e entre si?
- As crianças elaboram quais hipóteses para manipular os materiais oferecidos? Como elas utilizam estes materiais para investigar e explorar seu entorno?
- As crianças compartilham espaços e materiais de forma adequada? Quais são as maiores facilidades e as dificuldades das crianças nesse compartilhar? E como elas expressam a curiosidade e a ampliação de conhecimento do mundo físico?
- História;
- Poesias;
- Coro falado;
- Origamis;
- Painéis;
- Jogo de trilhas.
Recursos Pedagógicos
- Tesoura;
- Cola;
- Guache;
- Papéis diferenciados;
- Pincel;
- Jornais;
- Cartolinas;
- Água;
- Vaso;
- Regadores.
Avaliação
Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Para isso, incentive que as crianças se apoiem durante a locomoção, o deslocamento e a exploração no espaço. Fique atento a gestos e movimentos para compreender interesses e descobertas. Sugira que percebam o ambiente por meio de diferentes sentidos como a visão, o tato e o olfato. Descreva, com o apoio das crianças, o ambiente e as ações, enquanto realizam a atividade.