CRIANÇA NO TRÂNSITO
Justificativa
Pelo menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (além dos passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família). Então, torna-se importante conscientizar as crianças a partir da pré-escola a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos. O aprendizado na Educação Infantil faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.
Objetivos
- Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
- A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.
- Conhecer locais de risco para brincadeiras;
- Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los;
- A criança como pedestre;
- Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.
Desenvolvimento
- Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;
- Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;
- Orientações sobre o espaço urbano;
- Observação do trajeto casa-escola e escola-casa;
- Trabalho com massa de modelar;
- Confecções de carrinhos de papelão com ajuda dos pais;
- Texto informativo sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas;
- Confecções de placas de sinais de trânsito;
- Conversa sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas;
- Reprodução por meio de desenhos e pintura do trajeto escola-casa
- Confecção de um mural de notícias sobre o trânsito;
- Visitação à Minicidade do Trânsito.
Recursos Pedagógicos
- Professores, crianças, agente de trânsito;
- Papéis variados;
- E.V.A;
- Papelão (confecção de carrinhos);
- Cola e tesoura;
- Lápis de cor, canetinhas e tinta guache;
- Massa de modelar;
- Visita a Minicidade do Trânsito.
Avaliação
A avaliação será contínua e acontecerá através da observação do desempenho das crianças nas atividades propostas.