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CRIANÇA NO TRÂNSITO

 Justificativa

Pelo menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (além dos passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família).  Então, torna-se importante conscientizar as crianças a partir da pré-escola a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos. O aprendizado  na Educação Infantil faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.

Objetivos

  • Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
  •  A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.
  • Conhecer locais de risco para brincadeiras; 
  • Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los;
  • A criança como pedestre; 
  • Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.

Desenvolvimento

  • Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;
  • Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;
  • Orientações sobre o espaço urbano;
  • Observação do trajeto casa-escola e escola-casa; 
  • Trabalho com massa de modelar; 
  • Confecções de carrinhos de papelão com ajuda dos pais; 
  • Texto informativo sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas;
  • Confecções de placas de sinais de trânsito;
  • Conversa sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas;
  • Reprodução por meio de desenhos e pintura do trajeto escola-casa
  • Confecção de um mural de notícias sobre o trânsito;
  • Visitação à Minicidade do Trânsito.

Recursos Pedagógicos

  • Professores, crianças, agente de trânsito;
  • Papéis variados;
  • E.V.A;
  • Papelão (confecção de carrinhos);
  • Cola e tesoura;
  • Lápis de cor, canetinhas e tinta guache;
  • Massa de modelar;
  • Visita a Minicidade do Trânsito.

 

Avaliação

A avaliação será contínua e acontecerá através da observação do desempenho das crianças nas atividades propostas.