CONECTANDO A COMUNIDADE À NATUREZA
Justificativa
Sabendo da importância das escolas no desenvolvimento da conscientização ambiental, temos por iniciativa o despertar da consciência ecológica dos alunos e estimulá-los a atuar como protetores da natureza e multiplicadores de conhecimentos em suas comunidades. As crianças são estimuladas a pensar em como podem ajudar o meio ambiente no seu cotidiano, quais atitudes podem ser tomadas para evitar a poluição e como agir para proteger a natureza.
Objetivo
Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e poluição, sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.
Mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o Meio Ambiente onde vivem, proporcionando os conhecimentos necessários para sua conscientização.
Desenvolver atividades de conscientização ambiental, aproveitando o senso de engajamento, naturalmente presente nas crianças, para que atuem junto ao seu grupo familiar e/ou na sua comunidade como disseminadores do conhecimento ambiental adquirido. Dessa forma, espera-se contribuir para a diminuição da poluição do município e engajamento da comunidade para a preservação ambiental, através da ação multiplicadora dos alunos em suas famílias, círculos de amizades e comunidades.
Desenvolvimento
A preocupação com o Meio Ambiente revela que estamos vivendo um momento de desequilíbrio e desarmonia, causados pela própria sociedade. Dessa forma, é necessário que haja uma busca para se retomar o equilíbrio, através de alternativas sustentáveis. O processo de formação de personalidade se inicia nos primeiros anos de escolaridade. Nesse período é importante despertar conhecimentos a fim de ensinar e conscientizar as crianças, objetivando a formação de cidadãos que se preocupam com o meio ambiente. As atividades realizadas abordaram principalmente o consumo e desperdício de água, bem como a disposição de resíduos de forma correta com o intuito de evitar a poluição de corpos hídricos.
Foram apresentados às crianças dois cartazes confeccionados, representando um Rio Sujo, com a imagem de um rio sujo, cheio de resíduos e lixo e outro representando o Rio Limpo com água abundante e cheia de peixes. As crianças observaram diversas gravuras e indicaram quais delas pertenciam ao rio limpo e quais ao rio sujo. Nesta prática, as crianças perceberam a importância da destinação correta dos resíduos e efluentes e o impacto que isso traz para a natureza.
Foram plantadas diversas sementes, entre alpiste, painço, e feijão como também hortelã. A atividade representou uma educação ambiental em curto, médio e longo prazo ao permitir que as crianças acompanhassem o crescimento dos arbustos.
Recursos Pedagógicos
- Tesoura, cola;
- Lápis de cor;
- Cola;
- Papéis diferenciados;
- Pincel;
- Tampinha de garrafa;
- Jornais;
- Cartolinas;
- Sacola plástica;
- Copos descartáveis;
- E.V.A.;
- Frascos decorados;
- Terra;
- Sementes de alpiste, painço e feijão;
- Hortelã;
- Água.
Avaliação
Observar o aprendizado das crianças e a importância da participação consciente na preservação ambiental. Detectar para que eles sejam sementes multiplicadoras dessa ideia. E por onde estiverem certamente não esquecerão o que viram e aprenderam. Apesar dos principais poluidores ambientais na região, não participarem do projeto, acreditamos que foi bem aceito pelos demais e a lição certamente assimilada: “Que a terra pouco ou nada vale se não tiver água e água de qualidade”.