Preaload Image

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Justificativa 

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

Objetivos

  • Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água. Reconhecendo a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
  • Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
  • Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
    Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
  • Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
  • Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
  • Saber sobre a necessidade de economizar água.
  • Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
  • Compreender o ciclo da água.
    Conhecer as causas da poluição da água.
  • Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
  • Identificar o percurso da água do rio até as casas.
  • Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso).
  • Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
  • Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
  • Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
    Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
  • Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

Desenvolvimento

  • Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema. Como PLIM… PLIM…. Como economizar água, A gota Plim… Plim…;
  • Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício;
  • Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
  • Produção coletiva de pequenos textos;
  • Escrita espontânea;
  • Cruzadinhas;
  • Atividades com alfabeto móvel;
  • Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;
  • História;
  • Poesias;
  • Coro falado;
  • Painéis.

Recursos Pedagógicos

  • Tesoura; 
  • Cola; 
  • Guache;
  • Papéis diferenciados; 
  • Pincel; 
  • Jornais; 
  • Cartolinas;
  • Livros de histórias.

Avaliação

Avaliar a participação das crianças durante as atividades e seus conhecimentos a respeito do assunto antes e depois dos trabalhos.