Preaload Image

EU CUIDO, VOCÊ CUIDA E NÓS SOBREVIVEMOS

Justificativa

A infância é um dos períodos mais importantes na trajetória de um indivíduo. É nesse momento que ele começa a interagir com a ideia de sociedade, aprende conceitos, e, é fundamental apresentar e desenvolver diversos valores que serão a grande base para a sua vida. Uma criança que aprende, desde cedo, que ela é parte da natureza e não proprietária dela terá uma relação muito mais sustentável com o meio ambiente. Ela saberá que precisa jogar o lixo no lugar certo não apenas porque a professora mandou, mas porque ela tem responsabilidade com o planeta e porque se ela não fizer isso estará prejudicando sua própria casa.

 

Objetivo

Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.

  • Falar sobre a importância da reutilização de materiais recicláveis;
  • Fazer um mural com as lixeiras, explicar o porquê as cores das lixeiras;
  • Discutir a ideia da seleção de lixos e o reaproveitamento;
  • Fazer o desenho das lixeiras e solicitar que pintem as lixeiras com as cores correspondentes; 
  • Orientá-los que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim, Coletor Amarelo: Metal, Coletor Azul: Papel, Coletor Vermelho: Plástico, Coletor Verde: Vidro.

 

Desenvolvimento

A metodologia que será utilizada neste projeto será por materiais educativos. Buscando aplicar a metodologia durante o período de execução do projeto, contribuindo assim, para a aprendizagem da criança.

 

Recursos Pedagógicos

  • Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar e interagir e conscientizá-las sobre conservação e preservação do meio ambiente; 
  • Aprender sobre os benefícios da preservação do meio ambiente, através da coleta seletiva;
  • Fazer o desenho das lixeiras;
  • Fazer um mural com as lixeiras, explicar sobre as cores das lixeiras, orientá-los de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim: Coletor Amarelo: Metal, Coletor Azul: Papel, Coletor Vermelho: Plástico, Coletor Verde: Vidro; 
  • Manusear livros de história;
  • Desenvolvimento progressivo de hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente);
  • .Discutir a ideia do lixo seletivo.
  • Giz de cera; 
  • Tinta guache, tesoura, cola; 
  • Lápis de cor;
  • Papéis diferenciados; 
  • Pincel; 
  • Brinquedos; 
  • Música CD; 
  • Tampinha de garrafa; 
  • Livros de história; 
  • Caixa de papelão.

 

Avaliação

Será feita ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas e crescimento individual das crianças e por meio das observações e registros de atividades realizadas pelas mesmas, conforme a colaboração e participação dos alunos e das famílias.