PRESERVAR A NATUREZA É CONHECER O AMOR A VIDA
Justificativa
Sensibilizar as crianças com o meio ambiente é garantir que no futuro se tornem cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel.
Objetivos
- Conscientizar quanto a importância do meio ambiente e sua preservação para manter o equilíbrio natural do planeta;
- Identificar diferenças, tanto nas espécies animais como vegetais;
- Trabalhar sobre todas as formas de vida;
- Incentivar o uso consciente da água e práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais (como garrafas plásticas e papel);
- Desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora, capacidade de interpretação e análise, senso de responsabilidade, percepção visual, tátil e auditiva.
- Entender o que é meio ambiente;
- Reconhecer atitudes adequadas e inadequadas para o meio ambiente;
- Despertar a consciência ecológica na criança;
- Valorizar o meio ambiente;
- Estimular e desenvolver a criatividade e a imaginação.
- Desenvolver o respeito ecológico;
- Perceber a importância da participação no cuidado com o meio ambiente;
- Investigar o ambiente em que vivemos;
- Preservar o verde tornando-se um inspetor ecológico;
- Reconhecer que cada ser vivo tem suas próprias características;
- Entender que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima;
- Levar o aluno a reciclar em oficinas, as sucatas encontradas no meio ambiente em que vive.
Desenvolvimento
As crianças realizarão as atividades propostas: pintura de rolinho de papel higiênico com pincel, guache, recorte e colagem.
Pesquisas em sites para brincadeiras e jogos na internet sobre o tema.
- História;
- Poesias;
- Coro falado;
- Origamis;
- Painéis;
- Jogo de trilhas
Recursos Pedagógicos
- Tesoura;
- Cola;
- Guache;
- Papéis diferenciados;
- Pincel;
- Rolos de papel higiênico;
- Jornais;
- Cartolinas;
- E.V. A..
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas e produções sobre as atividades.