Etapa II D – Introdução aos Meios de Transporte
Para iniciar os conteúdos sobre educação no trânsito é necessário, primeiramente, contextualizar a forma com que as pessoas se movimentam em seu dia a dia. Para isso, realizamos uma roda de conversa questionando como cada criança vem até a escola todos os dias. A grande maioria respondeu que a locomoção se dá a pé. Outros citaram carro, moto, bicicleta e até caminhão como seus veículos de transporte. De posse dessas informações foi possível iniciar um diálogo que possibilitou introduzir que meios de transporte são os tipos de veículos que temos a nossa disposição para ir de um lugar ao outro e que eles podem ser diversos. Chegamos a conclusão de que, todos os dias, todas as pessoas utilizam algum meio de transporte para se locomover.
Num segundo momento, conversamos sobre as diferentes formas de ir de um lugar ao outro: pela terra, pelo ar e pela água. Questionei quais meios de transporte viajam pelo ar e a resposta maciça foi avião. Ao questionar os meios de transporte que viajam pela água surgiram como hipóteses o barco e o navio. A classificação dos meios de transporte como aquáticos, terrestres e aéreos será trabalhada nas próximas atividades, permitindo que o vocabulário das crianças, bem como seu conhecimento, seja ampliado.
Para finalizar, realizamos uma atividade que apresentava os seguintes meios de transporte: avião, balão, carro e barco. O objetivo da atividade foi analisar um quadro com vários desenhos dos meios de transporte elencados acima. Cada criança deveria analisar o quadro, identificar desenhos semelhantes, contá-los e transpor essa informação pintando um quadradinho para cada desenho encontrado representando, assim, sua quantidade. A atividade permitiu abordar o tema tratado em roda de conversa, contextualizá-lo para sala de aula e refletindo os conteúdos que são trabalhados diariamente em uma Etapa II.
As crianças mostraram-se curiosas, atentas e interessadas. O tema é presente em nossas vidas e será, aos poucos, aprofundado, permitindo reflexões sobre o assunto e permitindo que àquilo que for aprendido pelas crianças em sala de aula extrapole os muros da escola e seja disseminado pela comunidade.