Meu amigo Semáforo
Iniciamos o nosso trabalho com uma roda de conversa sobre o trânsito. Conversamos sobre as regras e os perigos que o trânsito oferece caso não respeitarmos essas regras. Na sequência, montamos o Semáforo em EVA e aproveitamos para explorar as cores e formas geométricas. As crianças demonstraram bastante interesse na conversa e compartilharam seus conhecimentos com a professora e os colegas. Depois cada criança pôde confeccionar seu próprio semáforo com o auxílio da professora. Inicialmente fizeram bolinhas de papel crepom nas cores Vermelho, Amarelo e Verde (divididos em 3 grupos). No outro dia, relembramos em nossa roda de conversa sobre o Semáforo e o significado de cada cor (Pare, Atenção e Siga) e cantamos e dançamos a música “Atravessar a rua” da Xuxa. Na oportunidade montei uma rua de EVA e encenamos em pequenos grupos mostrando sobre as regras do semáforo em qual seria o melhor momento para atravessar a rua. Na sequência concluímos a confecção do semáforo (lembrancinha) onde cada criança pintou com guache preta o retângulo e colaram as bolinhas de crepom em cada parte do semáforo.