O MEIO AMBIENTE E SUA PRESERVAÇÃO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM :
- Identificar o seu nome e de seus colegas;
- Nomear as letras do alfabeto;
- Desenvolver a oralidade
- Explorar fonemas;
- Ter noções de quantidades;
- Nomear cores
- Desenvolver a coordenação motora fina, expressão facial e corporal.
- Nomear algumas atitudes que devemos ter para preservar nosso meio ambiente
ATIVIDADE – Interpretação Oral
Após assistir ao filme, em uma roda de conversa, dialogar sobre as seguintes questões:
- Qual parte do filme você mais gostou? Por quê?
- Qual parte do filme você menos gostou? Por quê?
- Existe um problema mencionado ou inferido no filme. Do que se trata? Como ele se tornou um problema?
Por que não há animais de verdade na cidade de sneedville?
Como não há vegetais em Sneedville, também não há herbívoros e, na falta desses, não há seus predadores, dando origem a uma teia alimentar. Portanto, se não existe vegetação não há condições para que populações de animais possam sobreviver nesse ambiente.
Como é produzido o ar em sneedville?
Na cidade de Sneedville, o ar artificial toma conta. As árvores são feitas de balão ou algum material parecido. Ar puro é vendido em garrafas, porque com o que tem por aí não dá pra ser feliz. Mas os habitantes tentam.
Para que lado a árvore cai Lorax?
LORAX: Para qual lado a árvore cai?
UMAVEZ-ILDO: Para o chão? LORAX: Não, na verdade ela cai para o lado que se inclina. ……
-
A expansão do consumo interfere na natureza? De que forma isso é apresentado no filme?
-
Se você tivesse o poder de solucionar o problema, o que você faria?
-
Mesmo que você não possa solucionar o problema da destruição da natureza, o que você pode fazer para protegê-la?
ATIVIDADE – LISTA DE PERSONAGENS
- Listar no quadro os personagens do Filme “O Lórax” evidenciando as letras, fonemas e quantidade de letras. Crianças irão formar com o alfabeto móvel, na carteira.
- Ao montar os nomes, dialogar sobre as características de cada personagem e sobre as atitudes para com o Meio Ambiente.