Preaload Image

Uso consciente da Água

Esta proposta teve como objetivo conscientizar sobre a importância da água para os seres vivos e ampliar os conhecimentos sobre o uso consciente da água, seu desperdício bem como sua utilidade.
A vivência foi iniciada através da rodinha, onde a professora apresentou um pote escuro, cheio de água e enfeitado com pontos de interrogação. Os alunos foram indagados sobre o que teria dentro do pote. Após os alunos serem ouvidos puderam visualizar o pote e tocar na água. Em seguida, foi apresentada uma gotinha feita com bexiga, enfeitada, e foram feitos os seguintes questionamentos com a turma sobre:

– O que podemos fazer com a água? Como podemos evitar o desperdício de água? Como podemos preservar a água? Após, a professora conversar com a turma sobre as questões acima, os alunos foram estimulados a assistirem a apresentação da música  A água, de Cristina Mel, onde a professora dançou a música, utilizando como recurso um guarda-chuva enfeitado com diversas imagens relacionadas as utilidades da água, após a música terminar, a professora mostrou cada imagem e continuou os questionamentos sobre o tema.

Na parte externa da escola foi realizada a brincadeira – corre cotia com esponja, onde os alunos foram colocados sentados no chão, em círculo e a professora escolheu um aluno para iniciar a brincadeira, onde o mesmo foi orientado a pegar a esponja e escolher um colega para pingar a água da esponja em sua cabeça, em seguida precisou sair correndo para sentar no lugar do colega molhado. Fizemos também o circuito motor com copo de água, onde a professora montou um circuito com mesas, cadeiras e cones, e em seguida chamou um aluno por vez para realizá-lo. Cada criança recebeu um copo com água, no início e ao sinal da professora, iniciou o percurso transportando o copo com água, sem deixá-lo cair. Em alguns momentos o aluno foi orientado a deixar o copo para passar pelo obstáculo e depois novamente pegá-lo para dar continuidade e concluir todo o percurso. Na brincadeira dinâmica da flor na água, coloquei uma bacia com água no centro do círculo e distribuí uma flor de papel dobrada para cada um, contendo a letra inicial do seu nome. Depois, os alunos foram convidados a jogarem as flores na água e observarem o que iria acontecer. Após as flores se abrirem, foi perguntado o nome da letrinha, quem não soube, foi estimulado pela professora e pelos colegas a descobrirem. Feito isso falamos sobre a importância da água para a vida das pessoas, plantas e animais. Em seguida contei, a “História da Gotinha”, utilizando como recurso o livro, seguida de interpretação oral. Conversamos sobre as formas de preservação da água, como forma de evitarmos o desperdício da mesma. Após a história, fizemos várias brincadeiras, tais como: bolinha de sabão, pintura com gelo colorido e amarelinha com água.