NÃO AFUNDE NO LIXO
JUSTIFICATIVA:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO DEVE SER TRATADA COMO ALGO DISTANTE DO COTIDIANO DOS ALUNOS, MAS COMO PARTE DE SUAS VIDAS É DE SUMA IMPORTÂNCIA A CONSCIÊNTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PARA A NOSSA VIDA E DE TODOS OS SERES VIVOS. AFINAL VIVEMOS NELE E PRECISAMOS QUE TODOS OS SEUS RECURSOS NATURAIS SEJAM SEMPRE PUROS. A CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO A ESSA PRESERVAÇÃO DEVE INICIAR CEDO, POIS É MUITO MAIS FÁCIL FAZER AS CRIANÇAS ENTENDEREM A IMPORTÂNCIA DA NATUREZA E QUANDO ESSE ENSINAMENTO INICIA LOGO, ELAS COM CERTEZA VÃO CRESCER COM ESSA IDEIA BEM FORMADA.
OBJETIVO GERAL:
- SENSIBILIZAR OS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, IDENTIFICANDO AS SITUAÇÕES QUE CAUSAM DANOS À ECOLOGIA COMO: POLUIÇÃO, DESMATAMENTO, QUEIMADAS, EXTINÇÃO DE ANIMAIS E OUTROS.
- CONSCIENTIZAR O CUIDADO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS COMO UM TODO EM TODOS OS ASPÉCTOS.
- ENFATIZAR TAMBÉM A PROBLEMÁTICA DO LIXO, E A SOLUÇÃO OFERECIDA PELA RECICLAGEM.
METODOLOGIA:
- CONVERSA INFORMAL SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE;
- FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM;
- FAZER UM MURAL COM AS LIXEIRAS, EXPLICAR O PORQUÊ DAS CORES;
- VÍDEO EDUCATIVO SOBRE O MEIO AMBIENTE E A COLETA SELETIVA;
- HISTÓRIA: NÃO AFUNDE NO LIXO;
- INTERPRETAÇÃO ORAL DA HISTÓRIA;
- ILUSTRAR A HISTÓRIA;
- MÚSICA, PARÓDIA MEIO AMBIENTE;
- ATIVIDADES EM FOLHA;
- LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: (CUIDAR DO MEIO AMBIENTE: O PROBLEMA DO LIXO, O QUE ACONTECE COM O LIXO, RECICLAGEM)
- RECORTE E COLAGEM, COLETA SELETIVA;
- PASSEIO NAS RUAS AO REDOR DA ESCOLA PARA COLETAR LIXO;