Maio Amarelo: a atenção salva vidas.
Componentes: Linguagem (Língua Portuguesa) / Geografia
Tema: Maio Amarelo: A atenção salva vidas.
TURMA: 2º, 3º, 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Finalidade: Proporcionar uma reflexão sobre a atenção no trânsito, seguindo instruções para elaborar a montagem das vias e dos carros para um momento prático em sala de uso cotidiano fora dela.
Conteúdo (s):
Unidade Temática: Análise linguística/semiótica (Ortografização) / O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto de Conhecimento: Forma de composição do texto / Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação
Habilidades: (EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo). (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
Descrição:
Passo 1: Roda de conversa: vamos praticar? Atividades práticas que envolvam meio ambiente, ética, educação para trânsito e valores éticos morais. O professor inicia a aula com uma conversa sobre o maio amarelo, seu conceito, justificativa, motivação, finalidade e outros.
Passo 2: reforço escolar: Com jogos, atividades lúdicas, o objetivo é apresentar aprofundar e consolidar a linguagem oral e escrita e a matemática, respeitando as especificidades de cada segmento. A conversa suscita a necessidade de ler pequenos parágrafos explicativos a respeito do passo anterior, onde os alunos ficam encarregados de realizar essa leitura para os colegas, cada um lendo uma porção dos escritos, de acordo com suas capacidades.
Passo 3: Hora do Desafio – Trabalho com jogos de raciocínio lógico, desafios matemáticos. A turma é dividida em dois grupos, onde um grupo fica responsável por montar as vias de trânsito, enquanto o outro elabora a montagem dos veículos que irão circular nestas vias. Eles utilizam instruções e materiais diversos citados nos recursos.
Passo 4: Como registro de atividades o professor propõe um momento de diversão, interação e aprendizagem, onde os alunos se revezam entre condutores, pedestres e ciclistas que devem obedecer as sinalizações diversas colocadas nas vias pelo professor. Dessa maneira, se encerra a aula reprisando o que foi aprendido.
Recursos:
Humanos: Estratégia de conversação, discussão, socialização.
Didáticos: folhas de instrução de montagens, folha explicativa do maio amarelo e figuras sobre a campanha.
Materiais: TNT, Fita adesiva amarela e transparente, barbante, caixas de papelão, copos descartáveis, tinta, pincel, cola e tesoura.
Obs: para essa aula eu contei com a ajuda de outra profissional da escola, a Carol, para me auxiliar monitorando um grupo na realização da tarefa, enquanto eu monitorava o outro. Obrigado Carol!