Gelateca
Historicamente a geladeira é um equipamento essencial para a casa de muitos brasileiros, com o passar do tempo foi evoluindo e ficando mais eficaz. Mas para estar em perfeito estado e não gastar energia, precisa estar em constante manutenção. Mas se sua geladeira já não está tão eficiente como quando a comprou e percebe que já é hora de substituí-la por outra, mas não faz ideia do que fazer com a geladeira velha. Sendo assim muitas pessoas também não tem conhecimento das opções de descarte de geladeiras sem utilidade, nem dos impactos negativos que isso acarreta no meio ambiente, e acabam deixando abandonadas em avenidas, ruas e aterros sanitários.
As geladeiras, também chamadas de refrigeradores domésticos, estão presentes em mais de 98% das residências brasileiras e quando chegam ao fim de sua vida útil, as geladeiras e freezers descartados pela população passam a ser considerados resíduos volumosos e classificados como resíduos perigosos. Esses equipamentos utilizam gases que atuam na refrigeração e no isolamento térmico, os quais contribuem em sua quase totalidade, dependendo do gás, para o agravamento do buraco na camada de ozônio, ou do aquecimento global e das mudanças climáticas, ao serem liberados na atmosfera sem tratamento adequado.
Por isso esse projeto da Geladeirateca visa estimular o habito de leitura e a consciência ambiental. A palavra que da o nome a este projeto, mistura geladeira com biblioteca inspira a comunidade escolar a repensar sobre o destinar corretamente os equipamentos e inspiram todos a mudarem sua relação com a leitura. Com a doação de geladeiras que não funcionam mais, são criados espaços para momentos e rodas de leituras e principalmente para empréstimos de livros pelos pais e alunos.
A geladeirateca ficará disponível para todos da comunidade escolar, terá acervos literários para empréstimos a toda população em torno da escola, essa ação visa contribuir para transformar cidadãos críticos, a partir do hábito de leitura, esta biblioteca ambiental vem cumprir as quatro funções básicas, função educacional, cultural, recreativa e informacional. A escola acredita que através da leitura o leitor amplia seu conhecimento sobre o mundo.
Qualquer pessoa pode retirar um livro de forma gratuita, deixando outro exemplar caso tiver. Assim, a geladeira nunca fica vazia e há uma troca de conhecimento entre os participantes. Não é necessário fazer cadastro e também não há prazo para a devolução e/ou troca do livro, basta que leia e faça a devolução. O “Projeto Geladeiroteca – Incentivar o prazer pela leitura” conta com apoio da comunidade local que realizou a doação de vários livros. As geladeiras também foram doadas pela população e pela Secretaria de educação por meio do departamento de inservíveis e decoradas pelos alunos. Os livros foram arrecadados, reciclados e repaginados para utilização na gelateca.