Criando e aprendendo com o Semáforo
Através de uma roda de conversa para iniciar o tema Trânsito, foi dado a oportunidade às crianças de exporem suas ideias sobre o assunto. Enquanto falavam a professora foi desenhando na lousa como descreviam o trânsito. Após cada criança falar o que sabiam e pensavam, socializamos os saberes e iniciamos com a atividade da música tão conhecida por eles.
MOTORISTA, MOTORISTA
OLHA A PISTA, OLHA A PISTA,
NÃO É DE SALSICHA, NÃO É DE SALSICHA
VAI BATER, VAI BATER.
Cada aluno recebeu uma folha com a música e em seguida, juntos, criaram uma nova estrofe para a música, registrando na folha e fazendo a ilustração. (Profª como escriba)
Neste primeiro momento destacamos bastante o Sinal (Semáforo). Suas cores, regras para seguir, parar e prestar atenção. Também aprenderam que é um sinal de trânsito que funciona para controlar o tráfego de automóveis e pessoas nas ruas, estradas e pistas. Abaixo segue a nova versão:
MOTORISTA, MOTORISTA
OLHA O SINAL, OLHA O SINAL
QUE O POLICIAL, QUE O POLICIAL
VAI PRENDER, VAI PRENDER.




