Preaload Image

Maio Amarelo no Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

A escola é o meio pelo qual se insere uma cultura de responsabilidade mútua, mas, a escola isolada não pode ter a responsabilidade de educar a todos sobre tudo que a sociedade necessita. Mas um momento importante a ensinar é a educação para o trânsito com os alunos desde as séries iniciais de forma lúdica, onde o envolvimento e a conscientização estejam presentes desde pequenas nas suas vidas é muito mais eficaz para poder ter resultados positivos, dialogar com os alunos a respeito do conhecimento prévio nos possibilitou interagir a temático trânsito, que fazem parte do seu cotidiano, de como utilizar a ciclo faixa/ciclovia e travessia correta na faixa e como as pessoas responsáveis pela criança deve segura em sua mão ao caminhar em uma avenida.

Percebendo esta importância de trabalhar no ambiente escolar por meio de projetos e atividades pedagógicas, diante isso a escola se engajou em desenvolver atividades referentes ao maio amarelo, as professoras do ensino fundamental realizaram momentos educativos de muita aprendizagem que abordam a temática. As atividades desenvolvidas estão relatadas a seguir:

A professora da turma do primeiro ano apresentou aos alunos alguns vídeos e musicas para ilustração sobre o trânsito. Essa atividade veio a dar aprimoramento ao assunto trabalhado com as turmas em sala de aula, no destaque a importância da educação no trânsito, como ser um bom pedestre, a segurança e cuidados necessários para evitarmos acidente que possam trazer prejuízos a nossa vida.

Na turma do segundo a professora também abordou temas uso do cinto de segurança e placas de sinalização por meio de atividades impressas, no livro didático e vídeos educativos. Nessas atividades, a professora procedeu a explicação do objetivo e da importância do tema e da cooperação e participação de cada um dos alunos, pais, familiares e amigos perante o trânsito, numa abordagem e lúdica por meio dos vídeos assistido pela turma, com exemplificação de ‘importantes’ acidentes de trânsito ocorridos no cotidiano de muitas crianças ao brincarem de bola, empinarem pipa e andarem de bicicleta de forma negligente nas ruas.

A turma do terceiro ano iniciou a aula com as seguintes perguntas, quem faz parte do trânsito? Quais os problemas no trânsito? E o que podemos fazer para resolver os problemas? Conforme a turma ia respondendo a professora anotava no quadro as ideias dos alunos. Na sequência das atividades foram apresentados vídeos sobre o transito, tais como esta disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Ulnn87EUTfQ e a historinha sobre o transito, que relata no vídeo que já era tempo de os homenzinhos do mundinho criar suas leis de trânsito.

Foi trabalhado com os alunos, para iniciar a atividade o Livro “Piuí, Piuí, Meu trenzinho Maria fumaça.” Onde foi adaptada a história para a evolução do transporte e a importância do transporte para a evolução das cidades e comunidades. Em seguida foi realizada junto com os alunos a leitura e explicação do Livro Gigante “Trânsito” do Governo do Estado do Paraná, onde foram focado bem as regras de trânsito, a importância do respeito no transito, uso adequado de equipamento de segurança como cintos, capacetes. Bem como a importância da manutenção dos veículos, estradas, ruas. Principalmente a necessidade que as regras sejam seguidas tanto pelos motoristas, quanto pedestre e ciclistas. Todos devem ter cuidado e atenção. Em seguida os alunos se reuniram em duplas para fazer os cartazes como que aprenderam em sala e depois no individual foi realizada uma produção textual sobre o assunto.

Já a professora do quinto ano do ensino fundamental, apresentou um vídeo sobre o transito para iniciar a discussão do tema, fez roda de conversas, produziu textos e cartazes que ficaram em exposição na escola.