Preaload Image

Respeito no Trânsito

A conscientização sobre segurança no trânsito expressa a necessidade de todos fazerem sua parte no trânsito, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas. Para encerrar a semana, foram realizadas simulações realistas sobre o comportamento irresponsável do motorista ao volante. Desta forma a professora da turma do 4° ano buscou neste mês do maio amarelo, desenvolver atividades que contribuíssem para a conscientização e segurança no trânsito.

Foi trabalhado com os alunos, para iniciar a atividade o Livro “Piuí, Piuí, Meu trenzinho Maria fumaça.” Onde foi adaptada a história para a evolução do transporte e a importância do transporte para a evolução das cidades e comunidades. Em seguida foi realizada junto com os alunos a leitura e explicação do Livro Gigante “Trânsito” do Governo do Estado do Paraná, onde foram focado bem as regras de trânsito, a importância do respeito no transito, uso adequado de equipamento de segurança como cintos, capacetes. Bem como a importância da manutenção dos veículos, estradas, ruas. Principalmente a necessidade que as regras sejam seguidas tanto pelos motoristas, quanto pedestre e ciclistas. Todos devem ter cuidado e atenção. Em seguida os alunos se reuniram em duplas para fazer os cartazes como que aprenderam em sala e depois no individual foi realizada uma produção textual sobre o assunto.

Com essas atividades surgiu a ideia de conhecer a casa do aluno Carlos após o mesmo relatar e comparar com as coisas antigas que possui em sua chácara, como carroça, carruagem, arado entre outros. Para que os alunos possam perceber como as coisas vão se adaptando com o passar do tempo e a necessidade de serem criadas cada vez mais regras e leis de Trânsito, pois a questão do trânsito marca gerações e conforme as cidades, povoados vão aumentando, vão se surgindo essa necessidade em relação aos meios de transporte e a segurança das pessoas.

As atividades realizadas na turma, tem como iniciativa o objetivo contribuir na compreensão da criança em relação aos elementos e as situações vivenciadas no trânsito, cujos ensinamentos junto aos alunos devem ser orientados a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro, da utilização de equipamentos de proteção e segurança.