Trânsito mais Seguro
No dia a dia do trânsito é fácil perceber que qualquer iniciativa no sentido de estimular a conscientização para maior segurança viária será sempre muito importante. Os números mostram que é imprescindível mudar essa realidade, e que a escola é um espaço que pode fortalecer e estimular aprendizagem. Nesse sentido, chamar a atenção dos nossos alunos, pais e comunidade escolar para a necessidade de cuidado e atenção é o primeiro passo para a redução dos acidentes. Com isso neste mês de maio, acontece atividades do mês amarelo, visando construir um trânsito mais seguro começando com a conscientização de todos nossos alunos sobre o a importância de um trânsito mais seguro.
A professora buscou realizar atividades com vídeo educativos, roda de conversas, atividades impressas e jogos pedagógicos para iniciar o processo de sensibilização para atitudes que levem à redução dos riscos e, além disso, aumentem a segurança. Por sua vez, falar sobre o tema com crianças leva o assunto para dentro dos lares.
Realizamos conversa direcionada com os alunos sobre o trânsito, explorar oralmente o conhecimento prévio de cada aluno e realizar intervenções ajustando o seu conhecimento às novas informações que serão acrescentadas. Em seguida ouvir a música motorista Xuxa – Atravessar a rua Xuxa – Atravessar a rua (Look both ways) – YouTube. Para finalizar propor aos alunos colorir o semáforo com as cores: vermelho, amarelo e verde.
A professora fez uma roda de conversa sobre as cores, então exemplificou que quando semáforo estiver com a verde: quando a luz verde está ligada, é sinal que o veículo ou o pedestre pode avançar. Na cor amarela: é a luz que indica atenção ao término da permissão de passagem e já a cor vermelha: quando o semáforo está nessa cor, o condutor está proibido de avançar. Depois os alunos puderam brincar no jogo do carrinho, na trilha a professora deu as seguintes Instruções, no qual dividiu a turma em dois grupos, escolhe um jogador de cada grupo, o qual representava o carro. Na sequência lançaria o dado para poder andar pela trilha. Se o dado caísse na cor verde o aluno estaria livre para andar uma casa, mas se caísse na cor vermelha o aluno teria que ficar parado, ou se o dado virasse na cor amarela o aluno ficaria de fora e perderia a vez. Vence o jogo quem caminhar por toda extensão da trilha. Nesta atividade os alunos utilizaram carrinhos simulando a vida real em diversas situações de trânsito.