Capacitação de Educadores de 2023 on-line Arteris Intervias
Projeto Escola: Arteris inicia novo ciclo de capacitação para professores com foco na educação para o trânsito
Docentes, de cinco estados, terão acesso à plataforma digital para imersão em 70 atividades interativas, como jogos e podcasts; A iniciativa inclui o Projeto Viva Meio Ambiente, que contribui para a conscientização ambiental de crianças e adolescentes
O Projeto Escola, e o Viva Meio Ambiente, iniciativas socioeducativas desenvolvida há 22 anos pela Arteris com foco na humanização do trânsito, cidadania e consciência ambiental realizou de 29 a 31 de março, mais um ciclo de capacitação para professores de escolas públicas dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Durante três dias o projeto promoveu treinamentos digitais para centenas de educadores.
Desde 2022, os projetos Escola e Viva Meio Ambiente, adotaram um modelo híbrido para potencializar o alcance, fomento da educação e o engajamento de estudantes. Além de maior alcance, essa nova modalidade permite aos educadores assumirem o papel de cocriadores, sendo responsáveis por desenvolver conteúdos pedagógicos customizados com base nos materiais oferecidos pela Arteris, para cada turma a partir de suas necessidades e potencialidades.
Os programas promovem algumas das mais importantes habilidades para os alunos na atualidade: engajamento, pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração.
“O modelo híbrido de ensino – o Plex (Experiências Plurais de Educação), é uma metodologia criada especialmente para a Arteris, aonde queremos desenvolver a fluência digital, cognitiva, criativa e comportamental, através de competências que são atemporais, para isso, utilizamos cinco métodos de aprendizagem (baseados em projetos, problemas, jogos, em equipes e no método híbrido) que nos oferecem possibilidades de trabalhar com atividades interativas, sensoriais e emocionais que, juntas, formam um verdadeiro laboratório de experiências para a vida real”, explica Maria José Finardi, coordenadora de Sustentabilidade da Arteris.
Em mais de duas décadas, o Projeto Escola já alcançou mais de 425 mil alunos e 25.770 mil professores de 1001 escolas das redes públicas de ensino municipal e estadual em 162 cidades de cinco estados brasileiros.
Por meio do projeto são disponibilizadas mais de 70 das mais modernas experiências tecnológicas de inovação pedagógica, incluindo podcasts, jogos, animações e muitas outras que dialogam com jornadas educacionais que mesclam formas, formatos e funções conhecidas por crianças e adolescentes.
O Projeto Escola e o Viva Meio Ambiente são iniciativas que também contribuem com um dos principais valores da Arteris, a preservação da vida. As ações estão alinhadas à Agenda ESG da companhia e, voluntariamente, aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: promoção de Educação de Qualidade, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis e Ação contra a mudança global do clima.
“Ao longo de todos esses anos, é um orgulho poder dizer que o Projeto Escola e o Viva Meio Ambiente continuam a ser o ponto de partida para que alunos aprendam que suas atitudes terão impactos diretos na sociedade e na natureza. E é só com essa compreensão que será possível que todos possam exercer a cidadania de forma plena e consciente”, ressalta Christiana Costa, superintendente de Sustentabilidade da Arteris.
Confira as novas participantes do Projeto Escola e do Viva Meio Ambiente Arteris Intervias:
E.E Maria Rosa Nucci Pacífico Homem – Araras
Polo São Francisco – Araras
E.E Padre Alberto Vellone – Conchal
E.E Prof. Antonio Luiz de Moraes – Leme
E.E Prof. Fenízio Marchini – Itapira
E.E Monsenhor Nora – Mogi Mirim
EMEF Jornalista Washington Luiz de Andrade – Pirassununga
EMEIEF “Prof. Arcídio Giacomelli Stel” – Pirassununga
EM Prof. Sylvio de Araújo – Rio Claro (escola resgatada)
EM Santo Antônio de Pádua – Rio Claro
EM Jardim Esmeralda – Rio Claro
EM Profa. Rutineia Paulino de Souza Ferreira da Silva – Rio Claro
E.M Prefeito Amadeu Luiz Margutti – Santa Cruz das Palmeiras
E.M Dante Egréggio – Rio Claro