Evento de Premiação Arteris Fluminense 2018
O Projeto Escola Arteris, desenvolvido na Arteris Fluminense, concessionária que administra a BR101 no Estado do Rio de Janeiro, premiou as instituições de ensino que se destacaram nas atividades propostas durante o ano em defesa da cidadania e do trânsito seguro. O evento aconteceu no dia 14 de dezembro (sexta-feira), no Club Vera Gol, em Itaboraí.
A coordenação do Projeto definiu as escolas que melhor difundiram os ensinamentos do programa “Educar para humanizar o trânsito” e foram premiadas esse ano. Como “Destaque 2018” a EM Rozendo Fontes Tavares, de Conceição de Macabu.
As “Menções Honrosas” foram conquistadas pelas instituições: EM Salim Selem Bichara, de Carapebus, EMEI Professora Maria Angélica Oliveira das Dôres, de Macaé, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, de Casimiro de Abreu e CIEP 452 Joaquim Pedro de Andrade, de Itaboraí.
O Projeto Escola envolve alunos de escolas públicas da Educação Infantil, Ensino Fundamental ciclo 1 e ciclo 2, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) há 17 anos. Em 2018, o programa atendeu 56 escolas de 13 cidades – (Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Itaboraí, Macaé, Niterói, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá).
“Há 17 anos, desenvolvemos o Projeto Escola Arteris em parceria com as escolas das cidades atendidas pelas nossas rodovias e, felizmente, notamos um engajamento cada vez maior dos educadores participantes. Este é um momento de celebrar o envolvimento de todos, desde a concepção das atividades até a realização delas”, afirma a coordenadora de Sustentabilidade da Arteris, Maria José Finardi.
Cartões de Natal
Durante as comemorações de encerramento, também foram premiados os desenhos dos alunos vencedores do 5º Concurso de Cartões de Natal do Projeto Escola da Arteris Fluminense. O concurso foi dirigido aos estudantes das escolas públicas acompanhadas pelo Projeto nos municípios lindeiros. A atividade teve como objetivo de estimular a criatividade e visão cidadã dos alunos sob o tema “Apelo contra o atropelo: Dirigir é coisa séria, transitar não é brinquedo”. Por ser um concurso de Natal, os estudantes precisaram também incluir nos desenhos o cenário natalino.
Os trabalhos foram divididos em seis categorias. A Categoria 1 para os alunos de Educação Infantil e 1º ano. Na Categoria 2 para os alunos do 2º ao 5º ano. A categoria 3 para alunos do 6° ao 9° ano. A categoria 4 alunos da APAE. A categoria 5 alunos do Ensino Médio e a categoria 6 alunos do EJA. Foi escolhido um desenho por categoria.
Cada trabalho premiado foi transformado em cartões oficiais de Natal da Arteris Fluminenses e entregues aos convidados do evento, para a escola premiada com uma mensagem de final de ano.