A criança no trânsito
Justificativa
Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa.
Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família). Assim, torna-se importante conscientizar as crianças desde de cedo a respeito de regras básicas no trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.
Objetivos
A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.
Objetivos específicos
- Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
- Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte e a importância da segurança no transito;
- A criança como pedestre;
- Identificar e classificar os meios de transporte
Desenvolvimento
- Em roda de conversa perguntar a respeito do conhecimento das crianças sobre trânsito, após isso, utilizar a luva do trânsito para contar as regras, como atravessar na faixa de pedestre, esperar o sinal abrir, utilizar sempre a cadeirinha e o cinto de segurança, etc.
- Utilizar a luva do trânsito para conhecer diferentes símbolos e placas do transito, explorar as ruas ao redor da escola buscando por essas placas, dar ênfase a placa que indica a existência da faixa de pedestres,
- Em sala, construir uma rua com faixa de pedestre, construir carros e volantes e brincar que estamos no trânsito, parar para os pedestres, etc.
- Explorar o semáforo e o significado de suas cores, cantar a musica:
Bi bi fon-fon, cuidado muita atenção, o vermelho é pra parar, o amarelo é pra esperar, e o verde quer dizer que você pode passar! utilizar o semáforo na rua construída.
- Utilizar os materiais (carros, volantes) para construir um cartão para que os pais também se conscientizem da importância de um transito seguro.