Preaload Image

Quem é você no trânsito?

O projeto “Quem é você no trânsito” tem a finalidade de reunir as principais atividades desenvolvidas com os estudantes dos 5ºs anos da Escola Social Marista Ir. Rui, localizada no município de Ribeirão Preto – SP. O enfoque do desenvolvimento do projeto foi o de estabelecer ações pedagógicas e educativas com a nossa comunidade escolar  que envolvessem a segurança do pedestre, principalmente de crianças e adolescentes – nosso público de atendimento – com as atividades praticadas ao ar livre no entorno do bairro, como o ciclismo, a diversão de empinar pipas ou, ainda, a própria locomoção diária até a instituição escolar.

Buscamos como referencial  teórico elementos da Base Nacional Curricular Comum para a etapa escolar escolhida, a saber o último ano do Ensino Fundamental anos Iniciais – 5º ano.

A partir da busca das evidências teóricas a professora iniciou o projeto com os estudantes de maneira lúdica, procurando trabalhar de forma interdisciplinar com a área de linguagens e humanidades, em especial a disciplina de educação física, de modo a potencializar a lateralidade e as noções de espaço.

Desde a implantação dos automóveis como uma forma prática e rápida de locomoção, surgiu a necessidade das normas e leis de trânsito que tem por objetivo o debate e a legislação da mobilidade segura. A imbricação entre meios de transporte e os pedestres é fundamental para a convivência, segurança e melhoria da qualidade de vida.

Nesse projeto, iremos desenvolver com os educandos o seu papel enquanto cidadãos que se deslocam para a escola, muitas vezes sozinhos, e que utilizam as vias públicas para brincadeiras ao ar livre.

Buscaremos inter-relacionar as habilidades presentes na BNCC para o 5.º ano de maneira interdisciplinar nas áreas do conhecimento. Sendo assim, partiremos de um resgate histórico e cultural da locomoção humana buscando subsídios para compreender este fenômeno e de como desenvolver uma conscientização sobre o trânsito seguro.

Esse desenvolvimento se pautará na prática de ações socioeducativas na escola e em seu entorno, tais como:

  • estudo sobre o que é trânsito, seus personagens e impacto na sociedade;
  • importância do código de trânsito, dando ênfase aos pedestres e ciclistas, nosso maior público alvo;
  • leitura das principais placas de trânsito e importância das faixas de pedestres nas vias públicas;
  • atividade prática voltada a percepção e atenção no trânsito envolvendo brincadeiras diárias na rua com pipas e bolas;
  • inclusão, o olhar atento às necessidades do cadeirante e deficiente visual no trânsito;
  • jogos educativos da plataforma Arteris, uma ferramenta lúdica voltada ao raciocínio lógico, pensamento crítico e empatia;
  • Confecção de cartazes informativos, placa explicativa sobre o uso da faixa de pedestre e entrega de folders educacionais nos comércios do entorno da instituição. Assim, nossas objetivações irão pautar-se na explanação e conscientização das normas de trânsito para os pedestres, sendo estes integrantes fundamentais das normas de trânsito, além de buscar o desenvolvimento crítico sobre os modos de se portar perante a fundamentação da relação pedestres-automóveis e pedestres nas ruas.

Para conhecer mais sobre nosso projeto, acesse nosso Sway: https://sway.office.com/qgTZnxwTX4ULnZkD?ref=Link