Viva Comunidade ViaPaulista em Jahu
A Arteris trouxe para a região de Jahu o Viva Comunidade, iniciativa patrocinada pela companhia que promove ações culturais, educativas e de saúde e bem-estar para a população, todas gratuitas e voltadas para diferentes públicos.
A atividade aconteceu nos dias 03 e 04 de junho, entre as 10h e 17h, no Ginásio Esportivo Geraldo Lopes, no Distrito de Potunduva, em Jahu. Em dois dias, participaram mais de 2.200 pessoas. Com uma ampla estrutura armada no espaço, os moradores tiveram acesso a exames básicos de saúde; dentista; exames acuidade visual; medicina preventiva; orientação psicológica; corte de cabelo; ginástica laboral e massagem, orientações sobre prática de atividades físicas; informações sobre formação profissional; meio ambiente e segurança no trânsito, entre outras.
As crianças, alunos das escolas da região de Jahu, participaram de uma série de atrações. Assistiram à apresentação musical da banda do Projeto Guri de Jahu, à peça de teatro “Live do Zé Quest”, voltada para estudantes e educadores, e se divertiram com contação de histórias, nos jogos educativos do Projeto Escola Arteris, além de poderem brincar com fantoches, pintura de mascotes e história em quadrinhos.
“A principal premissa da Arteris é valorizar a vida e a segurança do trânsito nas regiões onde tem concessões. Por isso realizamos ações como o Viva Comunidade, que interage com as populações do entorno de nossas rodovias e leva serviços que impactam positivamente seu dia a dia, como atividades de saúde, bem-estar, culturais e educativas para crianças e adultos”, explica Maria José Finardi, coordenadora de Sustentabilidade da Arteris.
Os moradores de Potunduva, distrito de Jahu, com cerca de 10 mil habitantes, curtiram bastante o Viva Comunidade. É o caso da Isabel Salgueiro, que ficou sabendo da ação por meio das mídias sociais e foi conferir. “Aproveitei pra fazer um exame de vista. É bem legal esse evento e muito importante para a comunidade ter acesso às atividades”, afirmou ela.
O evento ainda contou com estandes do Sest/Senat, da Polícia Rodoviária e do Canil Municipal de Jahu, que promoveu conscientização sobre a posse responsável de animais e realizou uma feirinha para adoção.
O Viva Comunidade foi também uma oportunidade para a Arteris ViaPaulista apresentar para a população os programas ambientais, educativos e de cidadania que realiza, assim como a evolução das obras de Duplicação da SP-255 e o canal de Ouvidoria.
No estande Projeto Escola, as crianças puderam aprender sobre obras e meio ambiente por meio de jogos educativos, e no estande do Programa Viva foram apresentadas informações sobre os programas Viva Ciclista, Viva Motociclista, Viva Ciclista e Mão Certa, além de outras iniciativas voltadas para a educação e segurança no trânsito.
No estande Meio Ambiente a ViaPaulista mostrou as ações de responsabilidade ambiental e comunicação que realiza para a implantação das obras de duplicação da SP-255, como os projetos de Conscientização e Educação com colaboradores, escolas e comunidade, além de práticas de Atendimento de Emergências; Controle de Poluição; Controle de Erosão e Assoreamento; Gerenciamento de Resíduos, Compensação Ambiental; Controle de Procedimentos Florestais; entre outras. E ainda realizou a doação de mudas nativas de aldrago e aroeira pimenteira, produzidas a partir do programa de Resgate de Flora promovido pela concessionária na área de implantação da duplicação, e em parceria com viveiros da região.
Dyego Bracht, coordenador de Meio Ambiente, ressalta que eventos como o Viva Comunidade são importantes por evidenciarem como a ViaPaulista atua de forma integrada e em equilíbrio com a comunidade. “É importante mostrar que atuamos com responsabilidade, com ações e práticas que minimizam os impactos ambientais e sociais no entorno, ao mesmo tempo em que propiciam a geração de emprego e renda”, afirma Bracht.
No estande sobre as Obras da SP-255, as engenheiras civis Kátia Regina Alves e Maisa Buschini, conversaram com a comunidade sobre a evolução dos trabalhos de duplicação da concessionária, que já entregou 10 quilômetros entre Bocaina e Jahu e a nova ADC, e segue a todo vapor em diferentes trechos. “Essa é uma importante oportunidade para informar os benefícios que as obras trazem para todos”, destacaram elas.