Dia da Água
Objeto de conhecimento:
Estratégia de leitura: inferência;
– Inferência de informações implícitas.
– Apreensão do sentido global do texto.
– Inferência do sentido de palavras e expressões.
– Elementos coesivos.
– Ampliação vocabular.
Objetivos:
– Inferir, com a mediação do professor, informações implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que o extrapolem.
-Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global, a fim de desenvolver a capacidade de realizar inferências, de localização e de seleção de informações relevantes.
Desenvolvimento:
A aula iniciou com uma roda de conversa, na qual forma colocadas algumas questões sobre o tema, como:
– Onde utilizamos água?
– Você economiza esse recurso?
– Seria possível ter vida no planeta Terra sem água
Em seguida foi passado o texto: Dia Mundial da Água: como surgiu e quais ações podem ser tomadas em casa ( disponível em https://casacor.abril.com.br/sustentabilidade/dia-mundial-da-agua/). Após a leitura, foi realizada a interpretação no mesmo.
Para conscientizar as crianças, de que se não cuidarmos desse bem hoje, faltará em um futuro muito próximo, foi feito a leitura do texto: Carta escrita no Ano 2050 (disponível em http://www.aseac.com.br/gest/carta2050.pdf).
Após, os alunos confeccionaram desenhos sobre o que aprenderam na aula.