Preaload Image

Dia da Água

Objeto de conhecimento:

Estratégia de leitura: inferência;

– Inferência de informações implícitas.

– Apreensão do sentido global do texto.

– Inferência do sentido de palavras e expressões.

– Elementos coesivos.

– Ampliação vocabular.

Objetivos:

– Inferir, com a mediação do professor, informações implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que o extrapolem.

-Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global, a fim de desenvolver a capacidade de realizar inferências, de localização e de seleção de informações relevantes.

Desenvolvimento: 

A aula iniciou com uma roda de conversa, na qual forma colocadas algumas questões sobre o tema, como:

– Onde utilizamos  água?

– Você economiza esse recurso?

– Seria possível ter vida no planeta Terra sem água

Em seguida foi passado o texto:  Dia Mundial da Água: como surgiu e quais ações podem ser tomadas em casa ( disponível em  https://casacor.abril.com.br/sustentabilidade/dia-mundial-da-agua/). Após a leitura, foi realizada a interpretação no mesmo.

Para conscientizar as crianças, de que se não cuidarmos desse bem hoje, faltará em um futuro muito próximo, foi feito a leitura do texto: Carta escrita no Ano 2050 (disponível em  http://www.aseac.com.br/gest/carta2050.pdf).

Após, os alunos confeccionaram desenhos sobre o que aprenderam na aula.