Junho Verde: campanha da Arteris Intervias alerta sobre uso do cinto de segurança e preservação do meio ambiente
A campanha Tô de Cinto, Tô Seguro, realizada pela Arteris Intervias para alertar motoristas e passageiros sobre a importância do uso do cinto de segurança, teve edição especial nesta terça-feira (18/06) para reforçar também os cuidados com a natureza. A ação integra a programação do Junho Verde da concessionária, mês que traz ações voltadas à preservação do meio ambiente.
A campanha aconteceu das 9h às 12h no km 208 norte (sentido interior) da Rodovia Anhanguera (SP-330), junto à Base do Policiamento Militar Rodoviário, em Pirassununga. No local, equipes da concessionária abordaram carros de passeio e também ônibus intermunicipais, com apoio da PMRv e orientaram os usuários sobre o uso do cinto de segurança, além de distribuir panfletos informativos e vasos de suculentas.
Ao todo, foram abordados 100 carros de passeio e 14 ônibus intermunicipais, totalizando 522 usuários orientados, entre condutores e passageiros.
Segundo estudos da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso correto do cinto pode reduzir em 45% o risco de morte para pessoas no banco da frente e 75% para passageiros no banco de trás dos veículos.
Apesar da eficiência comprovada e da obrigatoriedade por lei, levantamento da concessionária aponta que 62% das vítimas de sinistros fatais registrados no ano passado, em todo o trecho administrado, estavam sem cinto. Os dados levam em consideração apenas ocorrências envolvendo veículos e caminhões, já que motociclistas, ciclistas e pedestres não se enquadram nessas estatísticas.
A infração por não usar cinto de segurança é considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, com perda de cinco pontos na CNH e multa aplicada por autoridades de trânsito.