Capacitação de Educadores 2024 – Arteris Intervias
Arteris Intervias realiza Jornada de Inovação Pedagógica para educadores
Educação no trânsito é base para a formação de alunos de escolas públicas para uma sociedade mais harmônica
Educadores, coordenadores e representantes de escolas e Secretarias Municipais de Educação de 13 municípios no trecho sob gestão da Arteris Intervias participaram da Jornada de Inovação Pedagógica, realizada no dia 30/04, em Limeira. Ao todo, o evento contou com a participação de 74 educadores.
A Arteris acredita que investir em educação básica nas escolas públicas pode garantir um futuro com cidadãos mais conscientes de sua responsabilidade da vida em sociedade, o que inclui o trânsito e o meio ambiente.
A abertura contou com a presença do diretor superintendente da Arteris Intervias, Helvécio Tamm, que ressaltou os profissionais da educação são a mola propulsora para que os alunos se tornem cidadãos cada vez mais conscientes de sua responsabilidade no trânsito.
Na ocasião, a coordenadora de Responsabilidade Social da Arteris, Maria José Finardi e a analista de Responsabilidade Social da Arteris Intervias, Cintia Viana, apresentaram as ferramentas do projeto, as atividades a serem realizadas com os alunos ao longo do ano, além de dinâmicas para facilitar o entendimento dos conceitos propostos.
Sobre o projeto
Os cursos são promovidos gratuitamente pelo Projeto Escola e Viva Meio Ambiente, ambas iniciativas sociais da companhia criadas há 23 anos, e estão sendo ministrados pela coordenadora de Responsabilidade Social, Maria José Finardi.
Durante os treinamentos, educadores terão contato com estratégias sobre como reduzir acidentes e mortes no trânsito e efeitos negativos das atividades humanas sobre o meio ambiente. O objetivo é transportar tudo isso às salas de aula por meio de um modelo híbrido de ensino intitulado de Experiências Plurais de Educação, alinhado com as metas preconizadas pela Agenda ESG da Arteris. Por meio do projeto são disponibilizados mais de 100 recursos pedagógicos tecnológicos, além de outros materiais didáticos.
“O PLEX é uma metodologia criada especialmente para a Arteris ainda na pandemia e que nos ajuda a promover a fluência digital, cognitiva, criativa e comportamental dos alunos por meio de competências que são atemporais. É por isso que utilizamos cinco métodos de aprendizagem híbrida, ou seja, baseados em projetos, problemas, jogos em equipe. Isso nos permite trabalhar de maneira mais interativa, sensorial e emocional, um verdadeiro laboratório de experiências e preparo para a vida real”, explica Maria José Finardi, coordenadora de Responsabilidade Social da Arteris.
O Projeto Escola e o Viva Meio Ambiente são iniciativas que também contribuem com um dos principais valores da Arteris: a preservação da vida. Em mais de duas décadas, ambos alcançaram mais de 480 mil alunos e mais de 30 mil professores de mais de mil escolas das redes públicas de ensino municipal e estadual em 163 cidades de cinco estados brasileiros.