Preaload Image

Reunião Pedagógica Presencial

trabalhos em grupo diversificam e ajudam a criar novas possibilidades de abordagens sobre o tema trânsito e meio ambiente

A atividade tem como objetivo integrar os representantes das unidades de ensino parceiras, trocar ideias e experiências, apresentar os materiais pedagógicos inovadores e customizados para os programas e fomentar práticas para abordagem dos temas relativos ao trânsito e ao meio ambiente trabalhados pelo Programa.

Em 2023, temos muito para comemorar, a reunião pedagógica com os representantes das escolas e secretarias de educação parceiras voltou a ser presencial.

O encontro aconteceu em dois dias, 01 e 03 de agosto, em Jaú no Gaben Hotel e Jardinópolis no Haras Manoel Leão, respectivamente.

No primeiro dia, contamos com a participação de 40 educadores e representantes de Secretarias e Diretorias de Ensino de várias cidades como, Américo Brasiliense, São Carlos, Boa Esperança do Sul, Jaú, Barra Bonita, São Manuel, Itaí, Taquarituba, Coronel Macedo e Riversul.

Pelas Secretarias e Diretorias de Ensino parceiras estiveram presentes:

Diretora do Dpto. de Educação de Riversul, Marta Maria da Silva Batista

Supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Jaú, Ana Camila Dadamos

Coordenador da Secretaria Municipal de Educação de Coronel Macedo, Jair Batagin Junior

Supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Boa Esp. do Sul, Carolina Braga Simões Mathias

Supervisora da Secretaria Municipal de Educação de São Manuel, Cassandra Maria Contini

Supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Barra Bonita, Gilka Maria de Mello T. Leme

Já no segundo dia, participaram 52 representantes das cidades de Franca, Restinga, Brodowski, Jardinópolis, Ribeirão Preto, Cravinhos, Luiz Antonio, São Simão, Sta. Rosa de Viterbo e Guatapará. Nessa ocasião, contamos com a participação do Diretor Superintendente da ViaPaulista, Ricardo Gerab, que elogiou a dedicação e trabalho das escolas junto aos alunos e comunidade.

Pelas Secretarias e Diretorias de Ensino parceiras estiveram presentes:

Supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Brodowski, Natale Cristine Garcia F. da Cruz

Dirigente de Ensino de Ribeirão Preto, Marcela Aleixo Da Silva Zapparolli

Professora Coordenadora da Diretoria de Ensino de Franca, Tais Rocha De Freitas Oliveira Bêdo

Secretária da Educação de Jardinópolis, Elaine Cristina Rizzuto Cruz

Secretária da Educação de Restinga, Daniely de Oliveira Lopes

A coordenadora de Responsabilidade Social da Arteris, Maria José Finardi, conduziu as reuniões e fez o lançamento da nova revista de histórias em quadrinhos 2023 que aborda os temas Educação para o trânsito – Pedras no Caminho e Meio Ambiente – Resíduo, além de comentar sobre a importância da iniciativa e como a estratégia de responsabilidade social da companhia está alinhada a agenda da sustentabilidade.

Aproveitando os temas da nova revista de história em quadrinhos, fizemos o lançamento do Concurso de Cartões de Natal do Projeto Escola e do Concurso de Cartões de Natal do Meio Ambiente.

Durante a reunião, os educadores puderem conhecer formas de aplicar algumas ferramentas de inovação pedagógica disponíveis na plataforma de sustentabilidade do Programa de Educação da Arteris. Sugestões e dinâmicas foram desenvolvidas inspiradas no Jogo Quiz Mapa Imperativo da ViaPaulista, vídeo animado e atividades de múltipla escolha, para ajudar os educadores a ampliarem a abordagem em sala de aula sobre educação no trânsito e meio ambiente.

Nos encontros, contamos com as participações dos coordenadores de operações, Alexandre e Sueli e da supervisora de CCO, Luciana, para compartilhar quais são os locais, tipos de ocorrências e acidentes e o trabalho desenvolvido pela concessionária em prol da segurança viária.

Outro momento muito aguardado pelas escolas foi a entrega de material pedagógico físico – jogo de tabuleiro com o trecho e cidades da ViaPaulista, nova revista de história em quadrinhos, banner personalizado do projeto escola, fantoches e revista de história em quadrinhos em Braile.

Nessa ocasião, cada escola também recebeu um exemplar do Gibi na linguagem indígena Guarani, creditamos que seja importante levar à comunidade em geral essa língua originária, que é língua viva e oficial em várias partes do Brasil.