Preaload Image

Capacitação de educadores 2023

três dias de capacitação on-line, ao vivo, foram realizadas

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a coordenadora de sustentabilidade de Arteris, Maria José Finardi e equipe de analistas, realizaram a capacitação de educadores dos Programas de educação da Arteris – Projeto Escola Educar para Humanizar o Trânsito e Viva Meio Ambiente Aprenda, Proteja e Viva, e a proposta de Inovação Pedagógica PLEX (Experiências Plurais de Educação).

Desde 2022, os projetos Escola e Viva Meio Ambiente, adotaram um modelo híbrido para potencializar o alcance, fomento da educação e o engajamento de estudantes. Além de maior alcance, essa nova modalidade permite aos educadores assumirem o papel de cocriadores, sendo responsáveis por desenvolver conteúdos pedagógicos customizados com base nos materiais oferecidos pela Arteris, para cada turma a partir de suas necessidades e potencialidades.

Os programas promovem algumas das mais importantes habilidades para os alunos na atualidade: engajamento, pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração.

O modelo híbrido de ensino – o Plex é uma metodologia criada especialmente para a Arteris, aonde queremos desenvolver a fluência digital, cognitiva, criativa e comportamental, através de competências que são atemporais,  para isso, utilizamos cinco métodos de aprendizagem (baseados em projetos, problemas, jogos, em equipes e no método híbrido) que nos oferecem possibilidades de trabalhar com atividades interativas, sensoriais e emocionais que, juntas, formam um verdadeiro laboratório de experiências para a vida real.

O Projeto Escola e o Viva Meio Ambiente são iniciativas que também contribuem com  um dos principais valores da Arteris, a preservação da vida. As ações estão alinhadas à Agenda ESG da companhia e, voluntariamente, aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: promoção de Educação de Qualidade, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis e Ação contra a mudança global do clima.

As atividades aconteceram em três horários diferentes, 9h, 14h e 19h e contou com 920 conexões.

Pelo trecho da ViaPaulista, participaram escolas Municipais, Estaduais e APAEs das cidade de Riversul; Jaú; Itaporanga; Itaí; São Carlos; Taquarituba; Coronel Macedo; Boa Esperança do Sul; São Manuel; Barra Bonita; Américo Brasiliense; Brodowski; Cravinhos; Ribeirão Preto; Franca; Luiz Antônio; Santa Rosa de Viterbo; São Simão; Guatapará; Jardinópolis e Restinga.

Em 2023, 11 municípios incluíram novas escolas ao programa. Com essa adesão, a iniciativa passará a impactar mais de 6.300 alunos e 480 professores.

APAE Riversul – Riversul
EMEI PROFª CELINA FURLANI COLLUÇO – Riversul
APAE Itaí – Itaí
CMEC João Cândido dos Reis – Sta. Rosa de Viterbo
EE Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.- Barra Bonita
EMEF Profa. Julieta Trindade Evangelista – Taquarituba
Emef Profa. Edda Saud Fregonesi – Jardinóplis
EMEF Virgílio Gomes – Américo Brasiliense
EMEF LAUDELINO DE ABREU – Jaú
Cemei Homero Frei – São Carlos
Cemei Santo Piccin – São Carlos
EMEB ULYSSES FERREIRA PICOLO – São Carlos
Emei Dr. José Roberto Felício – Ribeirão Preto
EMEI Adriana Brandani – Ribeirão Preto
EMEI ROBERTO AFONSO PONTES – Ribeirão Preto
CIMEI Maria Custódio Rosim – Boa Esperança do Sul
EMEF Professora Ana da Cunha Vianna – Boa Esperança do Sul
EMEF Vereador Mário Luiz Beraldo Costa – Boa Esperança do Sul