Preaload Image

Fluminense – Ação Tô de Cinto, Tô Seguro

Orientação, entrega de panfletos e Lixocar

A campanha Tô de Cinto, Tô Seguro, ação educativa realizada pela Arteris Fluminense, orientou 120 motoristas e passageiros no dia 05 de maio, na região central de Tanguá. A ação integrou a programação do Maio Amarelo na BR-101/RJ, em prol da redução de acidentes e fatalidades no trânsito, e contou com a parceria do SAMU, da Polícia Rodoviária Federal, Operação Lei Seca e as Guardas Municipal e Mirim.

As equipes abordaram ônibus, vans e carros de passeio para verificar se todos os ocupantes estavam de cinto e orientar sobre a necessidade desse equipamento. Dados do Governo Federal apontam que o uso correto do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo pode reduzir em até 70% as mortes e lesões graves.

A Arteris Fluminense realiza monitoramentos constantes sobre a utilização do cinto de segurança no trecho entre Niterói e Campos dos Goytacazes. Somente em 2022, cerca de 62% das fatalidades na BR-101/RJ não utilizavam o cinto de segurança. A adesão deste equipamento de segurança ainda é desafio após 25 anos de obrigatoriedade. O descumprimento da lei gera multa e infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, com perda de cinco pontos na CNH.

Além dessas e outras orientações sobre segurança viária, os usuários receberam também folders explicativos e kits de higiene para carros. As equipes de atendimento pré-hospitalar da concessionária e do SAMU também realizaram simulados de atendimentos com os participantes.