Preaload Image

Motoristas recebem alerta sobre manutenção elétrica no veículo e tempo correto de descanso

Realização da Escala de Sonolência Epworth

Pesquisa feita pela Arteris mostra que 8,8% dos motoristas mineiros estão a mais de um ano sem fazer revisão no veículo.

Nem todos os motoristas se dão conta, mas a falta de manutenção no veículo pode causar graves acidentes de trânsito. Um estudo realizado pela Arteris com 387 motoristas do Estado de Minas Gerais, entre os dias 27 e 28 de agosto de 2018, questionou os condutores sobre última revisão realizada no automóvel. De acordo com a pesquisa, cerca de 8,8% dos entrevistados afirmaram que já estavam a mais de um ano sem levar o carro para consultar um especialista.  E 24,4% dos motoristas mineiros, afirmaram que o veículo já havia passado por revisão a mais de seis meses.

Para alertar condutores de veículos de transporte de cargas sobre a importância da revisão periódica, a Arteris Fernão Dias realizou uma ação educativa na segunda-feira (20) e terça-feira (21) de maio, na BR-381, em Lavras/MG. A campanha Acorda Motorista é direcionada aos caminhoneiros que trafegam a noite pela rodovia. Eles foram abordados no posto de pesagem localizado no km 690, na pista sentido São Paulo, entre 20h e 24h e um eletricista, contratado da concessionária, fez a revisão na parte elétrica, que inclui inspeção, com troca de lâmpadas queimadas de faróis, lanternas e luz de freio.

“A manutenção preventiva além de ser uma forma eficaz de manter o veículo em bom estado, evitando que problemas mais sérios em decorrência da falta de revisão, ainda contribui significativamente da redução de acidentes de trânsito”, afirma o diretor de operações da Arteris Fernão Dias, Luciano Louzane.

O balanço dos atendimentos realizados pela Arteris Fernão Dias mostra que as principais falhas atendidas na rodovia estão relacionadas a problemas mecânicos, elétricos, superaquecimento do motor, bateria descarregada e pneus furados. “Agir de forma preventiva é sempre mais econômico que consertar alguma peça danificada. Antes de iniciar a viagem é fundamental conferir os fluidos, como óleo do freio e do motor; verificar a parte elétrica checar a calibragem dos pneus”, explica o gerente de operações Edivaldo Braga.

Além da revisão elétrica, durante a campanha uma equipe da concessionária também dará diversas orientações, como o tempo correto de descanso e a importância de evitar o uso de medicamentos e substâncias para combater a sonolência.

Na ação foram abordados 100 veículos e 28 manutenções elétricas.