CAMPANHA ACORDA MOTORISTA – ARTERIS FERNÃO DIAS
A campanha “ACORDA MOTORISTA” é um programa que possibilita que os motoristas de caminhões, realizem uma avaliação médica básica e responda um questionário referente tempo em direção e paradas, possibilidades de sonolência em determinadas situações, além de orientações dos riscos do trabalho no período noturno.
A campanha tem como finalidade reduzir os índices de acidentes do tipo colisão traseira. Os caminhoneiros que trafegam pelas rodovias, em períodos noturnos, são orientados sobre os riscos de dirigir sob o efeito de alguns fatores, tais como, cansaço, sonolência, longas jornadas na condução de veículos, além da falta de cuidados com a saúde. Realizar inspeção das condições de iluminação e faixas refletivas, sanando pequenos reparos e trocas.
Esta preocupação é gerada pelos altos índices de acidente a partir do entardecer, quando a visibilidade é prejudicada e o sono um fator agravante. Além das orientações e inspeção veicular, são realizados medição do IMC (índice de massa corpórea) e pressão arterial, fatores de saúde que contribuem no aumentado o risco de acidente.
O motorista participante realiza em conjunto com a equipe a averiguação do sistema de iluminação do veículo e, após é recepcionado pela equipe de APH que realiza a aferição de pressão, peso e altura, onde recebe as orientações e responde um questionário.
Finalizado o circuito os participantes tomam um coffee break e seguem viagem.
A Campanha foi realizada nos dias 26 e 27 de março, no km 844 da BR381 – Balança de pesagem de São Sebastião da Bela Vista/MG.
Foram abordados 146 veículos e tivemos 19 trocas no sistema de iluminação.
POSSIBILIDADES DE SONOLÊNCIA
A Escala de Sonolência Epworth é um método utilizado para medir os níveis de sonolência, onde você atribui notas (0 a 3) para cada situação de acordo com a possibilidade de dormir frente a cada uma delas.
Dez ou mais pontos indica sonolência excessiva.
Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o sono e a fadiga são responsáveis por 60% dos acidentes no Brasil, sendo que a sonolência ao volante já é a segunda maior causa de acidentes nas rodovias brasileiras. De acordo com a Fundação Nacional do Sono, a insônia aumenta em 250% o risco de acidentes de trânsito nas estradas. Se o motorista sofrer com a apneia do sono, os dados pioram: o risco é elevado para 700%.